WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade! O que muda?

Recentemente o WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade. Confira alguns detalhes sobre o que muda e como fica a sua privacidade!

Um novo conjunto de Política de Privacidade do WhatsApp atualizada entrará em vigor em 8 de fevereiro de 2021. Embora muito disso seja uma elaboração e justificativa para a coleta de dados, há muita coisa acontecendo nas entrelinhas.

WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade! O que muda?

WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade! O que muda?
WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade! O que muda?

A nova Política de Privacidade do WhatsApp se concentra em como a plataforma se comporta com integração de terceiros, incluindo o próprio Facebook.

A super sincronização é algo que o Facebook está tentando agora. Mais cedo ou mais tarde, todos os serviços do Facebook, incluindo Instagram e WhatsApp, servirão como identificadores unificados de dados do usuário.

Embora isso proporcione uma excelente experiência sincronizada, também terá um custo.

Com o WhatsApp Pay, a plataforma também pode ter acesso aos seus dados transacionais e de pagamento, caso você utilize o serviço.

Por padrão, o WhatsApp armazena o uso do aplicativo, incluindo nome e imagens de exibição de seus grupos do WhatsApp, entre outras coisas.

Aqui está um trecho da nova política de privacidade, com alguns dos dados que o WhatsApp coleta:

“Coletamos informações específicas do dispositivo e da conexão quando você instala, acessa ou usa nossos Serviços. Isso inclui informações como modelo de hardware, informações do sistema operacional, nível da bateria, intensidade do sinal, versão do aplicativo, informações do navegador, rede móvel, informações de conexão (incluindo número de telefone, operadora móvel ou ISP), idioma e fuso horário, endereço IP, operações do dispositivo informações e identificadores (incluindo identificadores exclusivos de produtos da empresa do Facebook associados ao mesmo dispositivo ou conta).”

Os dados também incluem localização, como você usa o WhatsApp e integração de terceiros (como compartilhar um vídeo do YouTube).

Ela até diz que se você fizer backup de seus bate-papos no Drive ou iCloud, os bate-papos em backup vão para as políticas de privacidade do Google e da Apple. Simplificando, o WhatsApp não é responsável por como você usa a integração de terceiros.

Eu recebi um pop-up no meu WhatsApp na noite passada sobre uma atualização na política de privacidade. Ao ler, entendi o que o WhatsApp e o Facebook estão tentando fazer aqui.

A política de privacidade atualizada do WhatsApp tem menos a ver com qualquer coisa nova e mais com a explicação de como ela já funciona.

Existem duas razões principais para isso:

  • Primeiro, a nova política de privacidade que o WhatsApp teve que adotar para a União Européia, mantendo seus dados de usuário dentro da Europa.
  • Segundo, são as medidas de privacidade do aplicativo iOS, exigindo que o WhatsApp pergunte antes de coletar/usar seus dados.

Uma comparação do 9to5Mac dos serviços de mensagens e seus dados vinculados a eles mostra o Facebook Messenger solicitando o número máximo de permissões.

Já era hora de o Facebook decidir esclarecer como pretende usar o WhatsApp no ​​futuro. É aí que entra a nova política de privacidade. É normal para o WhatsApp usar integração de terceiros, incluindo a própria integração do Facebook para mostrar anúncios direcionados.

Ler a política acima provavelmente o fará pensar duas vezes antes de entregar todos os dados para um serviço de mensagens.

No entanto, nem tudo é preto e branco. O WhatsApp faz parte do Facebook e a maioria dos dados coletados são realmente necessários para o funcionamento do aplicativo.

Outra coisa a se notar aqui é que o WhatsApp está fornecendo um nível totalmente novo de integração e conveniência.

Se você pensar sobre isso, você estará fornecendo as mesmas informações em partes para diferentes aplicativos para diferentes funções. Com o WhatsApp, você pode fazer tudo em um só lugar.

A diferença entre o Signal e o WhatsApp é que o último agora está disposto a usar seus dados para uma experiência mais “personalizada” ou, simplesmente, direcionar os anúncios.

Com esta nova atualização da política de privacidade do WhatsApp, o Facebook está tentando normalizar a coleta de dados por meio de um aplicativo que, de outra forma, afirma ter criptografia de ponta a ponta.

Não há problema em continuar usando o WhatsApp se você quiser compartilhar dados e a possibilidade de anúncios direcionados. Pelo contrário, se você se preocupa com sua privacidade, o WhatsApp certamente está comprometendo-se a adicionar mais recursos.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.