WhatsApp agora permite ocultar a localização durante chamadas

Com seu mais novo recurso de privacidade, o mensageiro WhatsApp agora permite ocultar a localização durante chamadas.

O WhatsApp está lançando um novo recurso de privacidade que ajuda os usuários de Android e iOS a ocultar sua localização durante as chamadas, retransmitindo a conexão por meio de servidores do WhatsApp.

WhatsApp agora permite ocultar a localização durante chamadas

WhatsApp agora permite ocultar a localização durante chamadas

Como a equipe de engenharia da empresa explicou recentemente, a localização dos usuários é ocultada de outros participantes da chamada, alternando da conexão direta ponto a ponto padrão entre os chamadores que usam os servidores da empresa para ofuscar os metadados do endereço IP que podem conter informações sobre a Internet dos usuários de provedores de serviços ou ampla localização geográfica.

No entanto, embora as chamadas sejam feitas por proxy através dos servidores do WhatsApp para dificultar a inferência de informações de localização, ele afirma que não pode escutar, pois todas as chamadas são criptografadas de ponta a ponta.

A empresa afirma em um documento de suporte separado que as chamadas em grupo são sempre retransmitidas por meio de seus servidores por padrão.

Os engenheiros do WhatsApp explicaram que:

“A maioria dos produtos de chamada que as pessoas usam hoje em dia têm conexões peer-to-peer entre os participantes. Essa conexão direta permite transferências de dados mais rápidas e melhor qualidade de chamada, mas também significa que os participantes precisam conhecer os endereços IP uns dos outros para que os pacotes de dados de chamada possam ser entregue ao dispositivo correto – o que significa que os endereços IP ficam visíveis para ambos os chamadores em uma chamada 1:1.”

Com o novo recurso “Proteger endereço IP em chamadas” habilitado, “todas as suas chamadas serão retransmitidas através dos servidores do WhatsApp, garantindo que outras partes na chamada não possam ver seu endereço IP e posteriormente deduzir sua localização geográfica geral. camada de privacidade e segurança especialmente voltada para nossos usuários mais preocupados com a privacidade.”

O novo recurso pode ser habilitado em dispositivos iOS e Android alternando a opção “Proteger endereço IP em chamadas” em Configurações > Privacidade > Avançado.

WhatsApp agora permite ocultar a localização durante chamadas – Métodos de conexão de chamada do WhatsApp (WhatsApp)

​Isso faz parte de um esforço mais amplo para aumentar a privacidade dos usuários do WhatsApp, com a empresa introduzindo em junho de 2023 uma configuração Silenciar chamadores desconhecidos que filtra chamadas automaticamente se forem de contatos desconhecidos.

Essas chamadas bloqueadas não acionarão a campainha do telefone, mas aparecerão na lista de chamadas, proporcionando visibilidade se forem de alguém importante e foram erroneamente marcadas como suspeitas.

Uma vez ativado, o recurso silenciar chamadores desconhecidos visa minimizar drasticamente a superfície de ataque e bloquear chamadas de spam e fraudes, bem como ataques de ‘clique zero’ que aproveitam o processamento automático de pacotes recebidos dos chamadores.

Para detectar quando as chamadas devem ser silenciadas sem interação do usuário, o WhatsApp utiliza tokens de privacidade distribuídos entre clientes locais.

“Em seguida, o servidor verifica a validade do token junto com alguns outros fatores para determinar se o destinatário pretendido permite que o remetente ligue para ele”, disse o WhatsApp.

Como parte do mesmo esforço, em maio, o WhatsApp adicionou o Chat Lock, outro recurso de privacidade que permite aos usuários bloquear o acesso de outras pessoas às suas conversas mais privadas.

“O WhatsApp construiu e lançou ‘Silenciar chamadores desconhecidos’ e ‘Proteger endereço IP em chamadas’ este ano como parte de nosso trabalho abrangente e contínuo para manter os usuários seguros”, disse a empresa.

“Esses recursos respeitam e melhoram a privacidade do usuário, ao mesmo tempo que reduzem a eficácia dos ataques no mundo real.”

Sair da versão mobile