E foi lançado o WebOS OSE 2.19 com atualizações, melhorias, e muito mais. Confira todas as novidades e veja onde baixar a distro.
WebOS Open Source Edition é um sistema operacional que pode ser usado em uma variedade de dispositivos portáteis, painéis e sistemas de infoentretenimento para automóveis.
webOS, também conhecido como webOS TV e open webOS, é um sistema operacional multitarefa para dispositivos inteligentes como televisores e relógios, baseado em Linux.
O WebOS foi originalmente desenvolvido pela Palm em 2008 e foi usado nos smartphones Palm Pre e Pixie. A aquisição da Palm em 2010 passou a plataforma para a Hewlett-Packard, após o que a HP tentou usar a plataforma em suas impressoras, tablets, laptops e PCs.
Em 2012, a HP anunciou a transferência do webOS para um projeto de código aberto separado e em 2013 começou a abrir o código-fonte para seus componentes.
Em 2018, foi fundado o projeto webOS Open Source Edition, por meio do qual a LG buscou retornar a um modelo de desenvolvimento aberto, atrair outros participantes e ampliar a gama de dispositivos compatíveis com webOS.
Os principais componentes do webOS são o System and Application Manager (SAM), que é responsável pela execução de aplicativos e serviços, e o Luna Surface Manager (LSM), que forma a interface do usuário.
Os componentes são escritos usando o framework Qt e o motor do navegador Chromium. A renderização é feita por meio de um gerenciador de composição usando o protocolo Wayland.
Para o desenvolvimento de aplicações customizadas, propõe-se o uso de tecnologias web (CSS, HTML5 e JavaScript) e do framework Enact baseado em React, mas também é possível criar programas C e C++ com interface baseada em Qt.
O shell customizado e os aplicativos gráficos integrados são implementados principalmente como programas nativos escritos com a tecnologia QML.
Para armazenar dados em um formulário estruturado usando o formato JSON, o armazenamento DB8 é usado, que usa o banco de dados LevelDB como backend. Usa bootd baseado em systemd para inicialização.
Para o processamento de conteúdo multimídia, os subsistemas uMediaServer e Media Display Controller (MDC) são oferecidos, o PulseAudio é usado como o servidor de som. Para atualizar automaticamente o firmware, OSTree e Atomic Partition Replacement são usados
Agora, foi publicado o lançamento da nova versão da plataforma aberta webOS Open Source Edition 2.19, que pode ser utilizada em vários dispositivos portáteis, dashboards e sistemas de infoentretenimento para automóveis.
Novidades do WebOS OSE 2.19
Nesta nova versão do WebOS 2.19 que se apresenta, continuam as melhorias na aplicação Home, e é agora que foi incluída uma barra de estado com uma seleção das funções que são chamadas com mais frequência.
Outra das mudanças que se destaca nesta nova versão é que o aplicativo Video Call está incluído para fazer chamadas de vídeo e realizar videoconferências virtuais. Em sua forma atual, apenas a comunicação via Cisco Webex e Microsoft Teams é suportada atualmente.
Além disso, destaca-se também que foi disponibilizado um ambiente de linha de comando para que o usuário crie seus próprios aplicativos de carteira blockchain (Blockchain Wallet), o que facilita operações como assinatura de transações e registro dessas transações na blockchain.
Também é importante notar que o suporte para detectar dispositivos de áudio internos e externos foi adicionado ao servidor de áudio “áudio”, bem como suporte para dispositivos de som secundários (subdispositivos), placas de som integradas e câmeras MIPI foram adicionadas ao servidor.Sys, além do fato de que a PulseAudio agora utiliza o mecanismo de cancelamento de eco ECNR (Echo Cancellation Noise Reduction).
Por outro lado, também podemos constatar que se suporta a edição gratuita dos conteúdos do painel com aplicações.
Enact Browser adicionou suporte para serviço de detecção de malware e implementou um pop-up que solicita permissões ao usuário, além de corrigir um problema em que os pop-ups “Anterior” e “Próximo” não desapareciam, também corrigiu o problema com a reprodução do som da guia inativa do navegador Enact .
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Adicionados novos gestos de tela.
- Os componentes Yocto Embedded Linux Platform foram atualizados para a versão 4.0.
- O mecanismo do navegador foi atualizado para a versão Chromium 94 (anteriormente era usado o Chromium 91).
- Adicionada a capacidade de usar gamepads para aplicativos da web webOS.
- Fontes Noto atualizadas (adicionado suporte para caracteres Unicode 15.0.0).
- Mudou para Qt 6.4.
- A estrutura da Web Enact foi atualizada para a versão 4.5.0.
- Problemas conhecidos:
Não é possível pular vídeos usando as teclas numéricas com a tecla Enter.
Se a resolução da tela principal for maior que a da subtela, a tela principal não será exibida corretamente.
No aplicativo Navegador da Web, se o usuário entrar no menu Configurações enquanto o menu suspenso de zoom estiver ativado, o menu de zoom não será desativado.
Não é possível obter respostas para as propriedades do Google Cloud por meio de comandos luna-send.
Retornos adequados não podem ser obtidos usando ocom.webos.service.wifi/tethering/setMaxStationCount
método.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Como obter o webOS
Para os interessados em utilizar o webOS Open Source Edition, é necessário gerar a imagem do sistema para o seu dispositivo, para isso podem consultar os passos a seguir a partir do seguinte link.
Vale ressaltar que são consideradas como plataforma de hardware de referência as placas Raspberry Pi 4.
A plataforma é desenvolvida em um repositório público sob a licença Apache 2.0, e o desenvolvimento é supervisionado pela comunidade, seguindo um modelo de gestão de desenvolvimento colaborativo.