E foi lançado o WebOS OSE 2.23 com correções de bugs, melhorias, e mais. Confira todas as novidades e veja onde baixar a distro.
WebOS Open Source Edition é um sistema operacional que pode ser usado em uma variedade de dispositivos portáteis, painéis e sistemas de infoentretenimento para automóveis.
webOS, também conhecido como webOS TV e open webOS, é um sistema operacional multitarefa para dispositivos inteligentes como televisores e relógios, baseado em Linux.
O WebOS foi originalmente desenvolvido pela Palm em 2008 e foi usado nos smartphones Palm Pre e Pixie. A aquisição da Palm em 2010 passou a plataforma para a Hewlett-Packard, após o que a HP tentou usar a plataforma em suas impressoras, tablets, laptops e PCs.
Em 2012, a HP anunciou a transferência do webOS para um projeto de código aberto separado e em 2013 começou a abrir o código-fonte para seus componentes.
Em 2018, foi fundado o projeto webOS Open Source Edition, por meio do qual a LG buscou retornar a um modelo de desenvolvimento aberto, atrair outros participantes e ampliar a gama de dispositivos compatíveis com webOS.
Os principais componentes do webOS são o System and Application Manager (SAM), que é responsável pela execução de aplicativos e serviços, e o Luna Surface Manager (LSM), que forma a interface do usuário.
Os componentes são escritos usando o framework Qt e o motor do navegador Chromium. A renderização é feita por meio de um gerenciador de composição usando o protocolo Wayland.
Para o desenvolvimento de aplicações customizadas, propõe-se o uso de tecnologias web (CSS, HTML5 e JavaScript) e do framework Enact baseado em React, mas também é possível criar programas C e C++ com interface baseada em Qt.
O shell customizado e os aplicativos gráficos integrados são implementados principalmente como programas nativos escritos com a tecnologia QML.
Para armazenar dados em um formulário estruturado usando o formato JSON, o armazenamento DB8 é usado, que usa o banco de dados LevelDB como backend. Usa bootd baseado em systemd para inicialização.
Para o processamento de conteúdo multimídia, os subsistemas uMediaServer e Media Display Controller (MDC) são oferecidos, o PulseAudio é usado como o servidor de som. Para atualizar automaticamente o firmware, OSTree e Atomic Partition Replacement são usados
Agora, foi publicado o lançamento da nova versão da plataforma aberta webOS Open Source Edition 2.23, que pode ser utilizada em vários dispositivos portáteis, dashboards e sistemas de infoentretenimento para automóveis.
Novidades do WebOS OSE 2.23
A nova versão do WebOS 2.23 vem com diversas correções de bugs implementadas, além de algumas melhorias de suporte, desempenho, otimizações e também algumas mudanças bastante interessantes.
Nesta nova versão do WebOS 2.23 foram integradas diversas melhorias, das quais se destaca, por exemplo, que agora no Telegraf SDK foi adicionada a capacidade de monitorar o consumo de recursos da CPU, rastrear a lista de processos e monitorar, foi adicionada a capacidade de monitorar o consumo de recursos da CPU, rastrear a lista de processos e monitorar a memória do processo, bem como foi adicionada uma estrutura para pós-processamento de áudio, com a ajuda da qual é implementada a funcionalidade do equalizador.
Outra mudança que se destaca no WebOS OSE 2.23 é que o sistema de identificação de sites maliciosos foi aprimorado utilizando a API Web Risk, além do fato de que agora no WebOS 2.23 um banco de dados local é usado em vez de um arquivo para armazenar hashes de sites maliciosos, o que reduz significativamente o consumo de memória.
Também podemos constatar nesta nova versão do WebOS 2.23, que foi adicionada compatibilidade com o formato de imagem AVIF ao web engine e que também foi atualizada a configuração do modelo de controle de acesso ACG (Access Control Groups), utilizado, para limitar os poderes dos serviços.
Em relação às melhorias de suporte, podemos constatar que foi adicionado suporte ao sistema para que o módulo Raspberry Pi 3 possa funcionar com câmeras g-camera-pipeline, e as melhorias de suporte DRM também se destacam.
Das outras mudanças que se destacam no WebOS OSE 2.23, temos:
- A biblioteca Qt foi atualizada para a versão 6.5.2.
- O componente UnifiedSinkBin, que fornece renderização de vídeo em diferentes SoCs, foi reescrito na linguagem Rust.
- Corrigido um problema em que o curl travava devido a erros de DNS.
- Corrigido um problema em que o vídeo parava no emulador se a velocidade de reprodução fosse alterada.
- Corrigido um problema em que a última guia não fechava
- Corrigido um problema em que tocar em uma área vazia não exibia uma lista de endereços após inserir outro endereço na barra de endereço.
- Corrigido um problema em que o layout da tela não se ajustava de forma responsiva enquanto o VKB estava ativado
- Corrigido um problema em que dicas de ferramentas para menus WebEx não apareciam no RPi 4
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Como obter o webOS
Para os interessados em utilizar o webOS Open Source Edition, é necessário gerar a imagem do sistema para o seu dispositivo, para isso podem consultar os passos a seguir a partir do seguinte link.
Vale ressaltar que são consideradas como plataforma de hardware de referência as placas Raspberry Pi 4.
A plataforma é desenvolvida em um repositório público sob a licença Apache 2.0, e o desenvolvimento é supervisionado pela comunidade, seguindo um modelo de gestão de desenvolvimento colaborativo.