E foi lançado o WebOS OSE 2.18 com uma nova versão da aplicação Home, e mais. Confira todas as novidades e veja onde baixar a distro.
WebOS Open Source Edition é um sistema operacional que pode ser usado em uma variedade de dispositivos portáteis, painéis e sistemas de infoentretenimento para automóveis. As placas Raspberry Pi 4 são consideradas a plataforma de hardware de referência.
O WebOS foi originalmente desenvolvido pela Palm em 2008 e foi usado nos smartphones Palm Pre e Pixie. A aquisição da Palm em 2010 passou a plataforma para a Hewlett-Packard, após o que a HP tentou usar a plataforma em suas impressoras, tablets, laptops e PCs.
Em 2012, a HP anunciou a transferência do webOS para um projeto de código aberto separado e em 2013 começou a abrir o código-fonte para seus componentes.
Em 2018, foi fundado o projeto webOS Open Source Edition, por meio do qual a LG buscou retornar a um modelo de desenvolvimento aberto, atrair outros participantes e ampliar a gama de dispositivos compatíveis com webOS.
Os principais componentes do webOS são o System and Application Manager (SAM), que é responsável pela execução de aplicativos e serviços, e o Luna Surface Manager (LSM), que forma a interface do usuário.
Os componentes são escritos usando o framework Qt e o motor do navegador Chromium. A renderização é feita por meio de um gerenciador de composição usando o protocolo Wayland.
Para o desenvolvimento de aplicações customizadas, propõe-se o uso de tecnologias web (CSS, HTML5 e JavaScript) e do framework Enact baseado em React, mas também é possível criar programas C e C++ com interface baseada em Qt.
O shell customizado e os aplicativos gráficos integrados são implementados principalmente como programas nativos escritos com a tecnologia QML.
Para armazenar dados em um formulário estruturado usando o formato JSON, o armazenamento DB8 é usado, que usa o banco de dados LevelDB como backend. Usa bootd baseado em systemd para inicialização.
Para o processamento de conteúdo multimídia, os subsistemas uMediaServer e Media Display Controller (MDC) são oferecidos, o PulseAudio é usado como o servidor de som. Para atualizar automaticamente o firmware, OSTree e Atomic Partition Replacement são usados
Agora, foi publicado o lançamento da nova versão da plataforma aberta webOS Open Source Edition 2.18, que pode ser utilizada em vários dispositivos portáteis, dashboards e sistemas de infoentretenimento para automóveis.
Novidades do WebOS OSE 2.18
Entre os destaques do webOS 2.18 estão a atualização para o Qt 6.3.1, bem como a introdução de uma nova versão da aplicação Home, entre outras alterações.
Nesta nova versão do webOS OSE 2.18 destaca-se que foi entregue uma nova atualização da aplicação Home. O aplicativo Home adotou um novo estilo de iconografia e design de plano de fundo, barra de aplicativos e barra de status para fornecer uma melhor experiência de interface do usuário.
A detecção de sites de malware usando a API Web Risk foi implementada no motor web, assim como uma correção adicionada para receber a chave de autenticação no formato criptografado AES-CTR.
Também destaque nesta nova versão do WebOS Open Source Edition 2.18 foi habilitado como analisador de desempenho para raspberrypi4-64, bem como uma nova receita para construir apenas o módulo do kernel Gator.
Outra das alterações que foi feita nesta nova versão foi no navegador, que foi modificado para não mostrar VKB que aparecia em sites anteriores nos seguintes sites de navegação, além do problema de busca de favicon ser resolvido.
Além disso, também podemos encontrar suporte para resolução 4K, suporte a Generic AV (GAV) foi ativado no emulador OSE, bem como patches de plug-in gstreamer-bad relacionados ao tamanho inicial da janela. .
Suporte GAV implementado no Chromium para o pipeline gstreamer, além de alterações foram implementadas para corrigir falha de setvolume e falha de reprodução de rtp.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do WebOS Open Source Edition 2.18:
- Corrigido um problema de preparação do diretório do sistema no emulador sem configuração de estoque
- Corrigido o problema de reaparecimento de pop-ups
- Corrigido problema de mensagem de texto
- Adicionado suporte ao tipo RasterSurface para clientes qtwayland
- Modificado para usar o mesmo frete para todas as 3 DISTROs
- Corrigido o problema que o aplicativo visualizador de imagens não inicia ao exibir um arquivo de mídia que não existe
- para enviar um evento de preparação personalizado sem problemas quando não há cheat de flush.
- Adicionada mensagem de informação de vídeo e subsuperfície desabilitada no subcompositor
- Adicionado suporte para receber eventos importantes
- Modificado para lidar com exceção de argumento inválido lançada de Stoll
- Suporte de mídia desativado no Chromium para emulador
- Adicionado método i2c/getPollingFd no grupo ACG de periféricomanager.i2c.operation
- pesquisa unificada
- usuários/grupos de alguns serviços alterados para não root
- Adicionados alguns usuários e grupos para dar suporte a DACs mais rígidos
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Como obter o webOS
Para os interessados em utilizar o webOS Open Source Edition, é necessário gerar a imagem do sistema para o seu dispositivo, para isso podem consultar os passos a seguir a partir do seguinte link.
Vale ressaltar que são consideradas como plataforma de hardware de referência as placas Raspberry Pi 4.
A plataforma é desenvolvida em um repositório público sob a licença Apache 2.0, e o desenvolvimento é supervisionado pela comunidade, seguindo um modelo de gestão de desenvolvimento colaborativo.