Segundo a Collabora, o Wayland Driver for Wine receberá o suporte a OpenGL em 2024, além de e muitos novos recursos.
O Wayland Driver for Wine acaba de fazer sua estreia com o lançamento Wine 9.0 da camada de compatibilidade gratuita e de código aberto que permite executar aplicativos e jogos desenvolvidos para sistemas Windows em sistemas operacionais semelhantes ao Unix.
Agora, a Collabora compartilhou uma breve revisão e uma visão futura do trabalho em andamento no Wayland Driver for Wine, bem como uma olhada em alguns dos recursos que seria ótimo ter eventualmente.
Wayland Driver for Wine receberá o suporte a OpenGL em 2024
Embora o Wayland Driver for Wine esteja atualmente em estado experimental, ele oferece suporte básico ao gerenciamento de janelas, como tela cheia, maximização, redimensionamento, etc., renderização de software, suporte a mouse e teclado (incluindo aparência de mouse e manipulação de mapa de teclado), suporte básico a HiDPI e suporte Vulkan (incluindo Direct3D através de WineD3D/Vulkan ou DXVK).
Para 2024, a Collabora quer trazer ainda mais novos recursos para seu Wayland Driver for Wine, incluindo suporte OpenGL, emulação de alterações de modo de exibição através de escala de compositor, suporte para minimização de janelas, suporte para área de transferência, suporte para arrastar e soltar, posicionamento aprimorado de janelas transitórias (por exemplo, pop-ups, menus, etc.), bem como melhorias gerais de robustez.
Em um post no blog, Alexandros Frantzis escreve o seguinte:
“Nosso objetivo era avançar da fase experimental e tornar o driver um componente upstream adequado. Um ano depois, após vários pedidos de fusão, muitas pessoas já são capazes de usar a versão mais recente do Wine para desfrutar de alguns de seus aplicativos favoritos do Windows em um ambiente completamente livre do X11.”
Além do trabalho que planejam implementar ao longo de 2024, Collabora também espera trabalhar em outros recursos que seria ótimo ter eventualmente, incluindo suporte para detecção automática de DPI do sistema, tratamento de DPI por monitor no núcleo Wine, renderização entre processos e integração com o próximo protocolo de gerenciamento de cores (e HDR) Wayland.
Aqueles de vocês que desejam testar o driver Wayland no Wine 9.0 precisam habilitá-lo por meio da chave de registro HKCU\Software\Wine\Drivers executando o comando wine reg.exe add HKCU\\Software\\Wine\\Drivers /v Graphics /d x11,wayland
e, em seguida, desative a variável de ambiente DISPLAY.