E foi lançado o Wayland 1.20 com suporte adequado para FreeBSD e adições de protocolo. Confira todas as novidades dessa atualização.
O Wayland é um protocolo de servidor gráfico e uma biblioteca para o Linux que fornece um método para os gerenciadores de composição de janelas se comunicarem diretamente com aplicativos e hardware de vídeo.
Wayland pretende ser um substituto mais simples para o X, mais fácil de desenvolver e manter. Wayland é um protocolo para um compositor falar com seus clientes, bem como uma implementação da biblioteca C desse protocolo.
Agora, o Wayland 1.20 foi lançado, uma atualização que traz suporte completo ao FreeBSD e outras novidades, que aliás, você verá mais abaixo.
Novidades do Wayland 1.20
Embora o trabalho no código principal do Wayland tenha diminuído nos últimos anos, o Wayland 1.20 é uma atualização bastante notável.
Em particular, este primeiro lançamento do Wayland em quase um ano está trazendo suporte completo ao FreeBSD. Todos os patches de suporte do FreeBSD foram implementados no Wayland 1.20 e estão prontos para serem suportados com esta versão.
Também existe agora a cobertura de teste de integração contínua (CI) do FreeBSD para garantir que o suporte do FreeBSD permaneça em boa forma e esperançosamente não regredirá.
O Wayland 1.20 também acaba com seu obsoleto suporte ao sistema de compilação GNU Autotools, agora se concentrando exclusivamente no sistema de compilação Meson. Wayland, juntamente com muitos outros projetos de código aberto, agora estão all-in no Meson.
O Wayland 1.20 também oferece algumas adições de protocolo, como as propriedades wl_surface.offset, wl_output.name e wl_output.description para identificar saídas e muito mais. Existem também várias correções de bugs no código da biblioteca do Wayland.
O breve anúncio de lançamento do Wayland 1.20 pode ser lido na lista de discussão do Wayland.
Para saber mais sobre essa versão do Wayland, acesse o anúncio de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Wayland não é algo que a maioria dos usuários possam instalar. Na verdade, ele é escolhido pela distribuição, e como tal, se estiver presente no seu sistema Linux, basta mantê-lo atualizado para receber a aversão mais recente do Wayland.