Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças

E foi lançado o Wayland 1.18 com suporte para Meson e outras pequenas mudanças. Confira todas as novidades dessa atualização.

Wayland é um protocolo de computador que especifica a comunicação entre o servidor gráfico e os seus clientes. Wayland é um protocolo para um compositor falar com seus clientes, bem como uma implementação da biblioteca C desse protocolo.

Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças
Wayland 1.18 lançado com suporte para Meson e outras pequenas mudanças

O Wayland pretende ser um substituto mais simples para o X, mais fácil de desenvolver e manter. Ele foi inicialmente projetado por Kristian Høgsberg, líder do projeto AIGLX, como um substituto ao X Window System.

Agora, o protocolo do servidor gráfico Wayland recebeu uma nova versão. Este é o Wayland 1.18, uma entrega que chegou 11 meses após a v1.17 com pequenas alterações.

Novidades do Wayland 1.18

Não deve surpreender que uma versão “tricotada” chegue com poucas novidades, geralmente chegando a corrigir erros, mas há poucas inclusões que vale a pena mencionar.

Podemos esperar que, entre as mudanças, haverá melhorias que melhorarão o desempenho do que no Wayland 1.17 lançado quase um ano atrás … ou pelo menos deveria ser, porque o projeto não menciona isso em sua nota de lançamento.

A novidade mais marcante que chegou com o Wayland 1.18 é um suporte para o Meson semelhante ao compositor Weston e outros projetos de código aberto.

Especificamente, a nova versão vem com apenas 4 alterações que podemos ler neste endereço, se quisermos ver a declaração oficial, ou confira abaixo

  • Adicionado suporte para o sistema de compilação Meson (as ferramentas automáticas ainda são suportadas, mas serão removidas em uma versão futura);
  • Adicionada API para marcar objetos proxy para permitir que aplicativos e kits de ferramentas compartilhem a mesma conexão Wayland;
  • Acompanhe os timers do servidor de caminho no espaço do usuário para evitar a criação de muitos FDs;
  • Adicionado wl_global_remove, uma nova função para mitigar as condições de corrida com o global.

Se nada acontecer e considerando o que foi necessário para lançar esta versão, o próximo lançamento poderá ocorrer em cerca de um ano.

Durante esse período, é provável que a Comunidade KDE tenha tempo para apresentar uma versão de seu software que foi completamente migrada para Wayland, que é um dos seus objetivos para o futuro.

De qualquer forma, o Wayland está disponível para muitos ambientes e sistemas operacionais e, após uma longa espera, já temos uma nova versão pronta para adoção das distribuições.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 174

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.