E foi lançado o Wayfire 0.9 com bloqueio de sessão, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.
Wayfire é um compositor Wayland que se desenvolve como um projeto totalmente independente. Este é inspirado no Compiz e tem como principal objetivo poder oferecer recursos com efeitos 3D e para isso utiliza wlroots.
Wayfire usa Wayland e permite criar interfaces de usuário amigáveis com efeitos 3D no estilo de plug-ins 3D para Compiz, como troca de tela por meio de um cubo 3D, layout espacial de janelas, transformação ao trabalhar com janelas, etc.
Agora, após dez meses de desenvolvimento, foi lançado o Wayfire 0.9.
Novidades do Wayfire 0.9
No Wayfire 0.9 foram adicionados diversos recursos, melhorias e correções de bugs. Entre as novidades que se destacam podemos destacar suporte ao protocolo “session lock”, suporte a xkb-bindings, melhorias em animações, melhorias de suporte e muito mais.
Com o Wayfire 0.9, os desenvolvedores continuam aprimorando um grande número de detalhes que melhoram a funcionalidade e a experiência do usuário deste servidor composto e entre as novidades mais importantes desta versão podemos encontrar suporte para o protocolo session-lock-v1 “session lock” . session”, que como o próprio nome indica, permite bloquear a sessão, útil para situações como execução de protetores de tela ou exibição de caixas de diálogo de autenticação.
O protocolo está disponível através do plugin de bloqueio de sessão, que pode ser habilitado no arquivo de configuração wayfire.ini e usado em conjunto com ferramentas como Swaylock ou outras interfaces de bloqueio de tela.
Outra novidade que se apresenta no Wayfire 0.9 são as melhorias nos atalhos de teclado, já que foi implementado o plugin xkb-bindings, que permite atribuir atalhos de teclado que funcionam independentemente da distribuição ativa naquele momento.
Com o uso do plugin xkb-bindings, agora é possível estender as combinações de teclas fornecidas pelos plugins Wayfire para serem baseadas em símbolos de chave xkb em vez de códigos de chave de hardware.
Além disso, no Wayfire 0.9 as animações também receberam melhorias, pois além de permitir customizar a duração das animações, foi adicionado suporte para alteração do método que regula a velocidade de mudança dos efeitos animados, o que proporciona transições mais suaves.
Os métodos disponíveis incluem: circles, linear, sigmod y easyOutElastic.
Por outro lado, a interface IPC foi ampliada no Wayfire 0.9, já que a interface de controle externo do compositor foi aprimorada, adicionando suporte a novos métodos que permitem controlar a saída, ajustar configurações, manipular janelas e desktops virtuais, bem como receber notificações de eventos.
Adicionado um pacote Python que facilita a interação com o Wayfire a partir de scripts.
Das outras mudanças que se destacam no Wayfire 0.9, temos:
- Agora é possível modificar o layout dos elementos do painel e da área de trabalho no wf-shell e wf-panel utilizando folhas de estilo CSS, proporcionando maior flexibilidade na personalização do ambiente.
- Novos plugins foram adicionados, como filtros que permitem aplicar shaders às janelas, pixdecor para adicionar sombras e cantos arredondados suaves às janelas e obs que permite ajustar a opacidade, brilho e saturação das janelas.
- Foi adicionado suporte para montagem do Wayfire na plataforma FreeBSD, ampliando sua disponibilidade e compatibilidade.
Para saber mais sobre essa versão do Wayfire, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Wayfire
Se estiver interessado em instalar o Wayfire, você pode fazê-lo facilmente seguindo as etapas descritas abaixo.
A maneira mais fácil de instalar o Wayfire em qualquer distribuição Linux é usando seu script de instalação. Para fazer isso, abra um terminal e execute os seguintes comandos:
git clone https://github.com/WayfireWM/wf-install
cd wf-install
./install.sh --prefix /opt/wayfire --stream 0.9.0
Instalação no Arch Linux e derivados
Se você usa Arch Linux, Manjaro, Arco Linux ou qualquer outra distribuição baseada em Arch, você pode instalar o Wayfire diretamente com o seguinte comando:
sudo pacman -S wayfire
Instalação no Fedora
No caso do Fedora, você também pode instalar o Wayfire a partir dos repositórios oficiais usando:
sudo dnf install wayfire
Instalação no Ubuntu
Já quem é usuário do Ubuntu e derivados dele pode realizar a instalação digitando o seguinte:
sudo apt install wayfire
Para mais informações sobre o Wayfire e sua instalação, você pode conferir nas instruções presentes na página do projeto no GitHub.