Se o Anbox não é o suficiente, a boa notícia é que o WayDroid permite executar aplicativos Android em telefones Linux. Conheça essa opção.
Os smartphones são basicamente computadores de bolso que executam sistemas operacionais compatíveis com dispositivos móveis.
E as pessoas que desejam executar uma distribuição Linux gratuita e de código aberto em seus telefones obtêm as vantagens de um sistema operacional hackável e personalizável que pode executar aplicativos Linux para desktop, bem como aplicativos móveis.
Mas a seleção de aplicativos Linux otimizados para dispositivos móveis ainda é bastante pequena, e é por isso que algumas pessoas têm usado ferramentas como o Anbox para executar aplicativos Android em telefones Linux.
Mas agora, há uma nova alternativa de trabalho em andamento para Anbox chamada WayDroid, que oferece um desempenho mais suave em dispositivos compatíveis.
WayDroid permite executar aplicativos Android em telefones Linux
Como o Anbox, o WayDroid basicamente coloca um sistema operacional Android completo em um contêiner que pode ser executado em dispositivos Linux, permitindo aos usuários instalar e executar aplicativos Android a partir de um ambiente host Linux.
Ao contrário de um emulador típico, o WayDroid usa o mesmo kernel do sistema operacional host, permitindo que os aplicativos Android interajam com o hardware de um dispositivo quase como se fossem aplicativos nativos, com muito pouca pressão adicional sobre os recursos do sistema.
O software, anteriormente conhecido como Anbox-Halium, recentemente mudou seu nome para WayDroid para deixar claro que o novo projeto não está relacionado ao projeto Anbox existente.
Também não é apenas para dispositivos que usam Halium, um serviço que permite que o Linux seja executado em telefones que vêm com o Android, usando o mesmo kernel Linux que o fabricante fornece para o Android.
O WayDroid pode ser executado em dispositivos Halium 9 que executam sistemas operacionais como Ubuntu Touch ou Droidian, mas também funciona em dispositivos que podem usar kernels Linux de linha principal, incluindo o PinePhone, Librem 5 e a série OnePlus 6.
Aqui está um pequeno vídeo que @calebccff postou mostrando o WayDroid em execução em um OnePlus 6 com postmarketOS usando o kernel Linux 5.14:
Soooo here's the new Anbox running at full speed on the #OnePlus 6 with Linux 5.14 on @postmarketOS, massive thanks to @Khode_Erfan for making this possible! pic.twitter.com/QGRA1KUpEf
— caleb ?? ?️? (@calebccff) July 24, 2021
WayDroid é um portmanteau ou “Wayland” e “Android”,” e ele instala o código aberto, LineageOS baseado em Android em um contêiner, permitindo que você inicie um ambiente de usuário Android como se fosse um aplicativo em seu telefone Linux.
A partir daí, você pode executar aplicativos Android que podem não estar disponíveis para Linux.
Eventualmente, o plano é permitir que os aplicativos Android sejam executados como se fossem aplicativos nativos, sem os elementos da interface de usuário do Android (para que você possa usar os gestos de navegação da distribuição Linux do host, por exemplo, em vez dos botões do Android).
Como o nome sugere, isso significa que ele é compatível apenas com sistemas operacionais que usam o servidor de exibição Wayland, portanto, atualmente não funciona com todas as distribuições Linux móveis.
E o desenvolvimento ainda está nos estágios iniciais – agora é preciso muito trabalho para colocar o WayDroid em funcionamento em qualquer dispositivo.
Mas, eventualmente, ele estará disponível como um instalador, tornando-se uma opção mais fácil de usar para os usuários finais.
Você pode encontrar o código-fonte e mais detalhes no repositório do WayDroid no GitHub (onde ainda é conhecido como anbox-halium) ou verificar um vídeo de maio para uma análise mais aprofundada de uma versão inicial do software: