Segundo informações de Mark Gurman, da Bloomberg, o sistema operacional watchOS 10 terá design renovado com foco em widgets.
A Apple está preparando algumas mudanças importantes para o Apple Watch este ano como parte do watchOS 10.
E, de acordo com um novo relatório da Bloomberg, o watchOS 10 incluirá grandes mudanças na interface do usuário com um novo foco nos widgets.
watchOS 10 terá design renovado com foco em widgets
A notícia vem de Mark Gurman, da Bloomberg, na última edição de seu excelente boletim informativo Power On.
Gurman havia enfatizado anteriormente que o watchOS 10 incluiria “mudanças notáveis” este ano, e o boletim informativo de hoje detalha o que os usuários podem esperar.
O relatório explica que o watchOS 10 incluirá suporte para widgets como uma “parte central” da interface do Apple Watch.
Gurman descreve o novo design como “uma reminiscência do mostrador do relógio Siri” e semelhante a “pilhas de widgets”, um recurso atualmente disponível no iPhone e no iPad.
Gurman diz que:
“O plano é permitir que os usuários naveguem por uma série de widgets diferentes – para rastreamento de atividades, previsão do tempo, cotações da bolsa, compromissos do calendário e muito mais – em vez de fazer com que abram aplicativos”
A nova interface “estará disponível como uma sobreposição para qualquer mostrador de relógio”, explica o relatório.
O objetivo geral desse novo design é dar às pessoas “acesso mais rápido a bits de informação”, sem exigir que abram aplicativos dedicados.
Alinhado a isso, Gurman também diz que a Apple está pensando em mudar a função da coroa digital do Apple Watch.
Na versão atual do watchOS, pressionar a Digital Crown leva você à tela inicial do Apple Watch. No watchOS 10, no entanto, a Apple está testando que o Digital Crown abra a nova interface de widgets.
Como explica Gurman, isso é semelhante ao recurso “Glances” original do Apple Watch. Na versão inicial do watchOS, os Glances apareciam quando você deslizava de baixo para cima no Apple Watch.
O recurso agilizou o acesso a notificações relevantes, tanto da Apple quanto de aplicativos de terceiros, mas acabou sendo abandonado pela Apple em futuras atualizações do watchOS.