E foi lançado o Wasmer 4 com suporte para WASIX, e mais. Confira as novidades dessa primeira prévia da próxima versão.
Wasmer é um dos vários projetos de código aberto trabalhando na compilação de “tudo” para o WebAssembly (WASM) e, por sua vez, executando-o “em qualquer lugar” ou embutindo-o em outros ambientes.
Wasmer é uma implementação de WebAssembly de código aberto focada na execução de aplicativos em área restrita em todos os lugares, graças ao poder do WASM, ao mesmo tempo em que tem o mesmo desempenho dos aplicativos nativos tradicionais.
Além disso, o Wasmer também tem seu próprio gerenciador de pacotes “WAPM” e outros recursos amigáveis ao desenvolvedor para programadores do WebAssembly que desejam usá-lo na área de trabalho, incorporado e outros espaços fora da função web tradicional do WebAssembly.
E claro, o Wasmer é um tempo de execução WebAssembly rápido e seguro que permite que contêineres super leves sejam executados em qualquer lugar: do Desktop à Nuvem , Edge e dispositivos IoT .
Agora, foi lançado o Wasmer 4 com uma nova implementação WASIX. Esse anúncio marca a disponibilidade do Wasmer 4.0 como mais um passo adiante para este projeto.
Novidades do Wasmer 4
Uma das grandes mudanças com o Wasmer 4.0 é adicionar suporte para WASIX, um superconjunto do WebAssembly System Interface (WASI) que é uma ABI focada no WebAssembly para aplicativos de desktop fora do sentido tradicional do navegador da web.
WASIX.org se descreve como:
“WASIX é a estabilização e suporte de longo prazo do WASI ABI existente, além de extensões syscall não invasivas adicionais que completam as lacunas ausentes o suficiente para permitir que aplicativos reais, práticos e úteis sejam compilados e usados agora. Visa acelerar o ecossistema em torno do WASI para que a Wasm’ification das bases de código em todo o mundo possa realmente começar hoje!”
WASIX tem suporte total para multi-threading, capacidades de rede expandidas e muito mais.
O Wasmer 4.0 também oferece suporte para depuração GDB JIT, mais trabalho de encadeamento assíncrono, suporte MinGW, melhorias no resolvedor, melhor sistema de arquivos virtual e várias correções.
Para saber mais sobre essa versão do Wasmer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Wasmer
Para instalar a versão mais recente do Wasmer nas principais distribuições Linux, basta copiar e colar o comando abaixo em um terminal:
curl https://get.wasmer.io -sSfL | sh