E foi lançado o Wasmer 2.2 com compilador Singlepass portado para AArch64. Confira os detalhes e novidades dessa atualização.
O Wasmer é um runtimes WebAssembly rápido e seguro que permite que contêineres super leves sejam executados em qualquer lugar: do Desktop à nuvem, Edge e dispositivos IoT.
Wasmer continua como um dos principais runtimes de WebAssembly de código aberto com um conjunto de recursos diversificado.
Seu site de projeto em Wasmer.io fala sobre Wasmer para uso de “infraestrutura blockchain sobrecarregada” para “aplicativos ML/AI portáteis”. Palavras-chave à parte, Wasmer tem sido um projeto de código aberto WebAssembly muito interessante.
Wasmer 2.2 lançado com compilador Singlepass portado para AArch64
Wasmer 2.2-rc1 está disponível hoje como o WebAssembly run-tme para “executar qualquer código em qualquer cliente” com sua ampla cobertura de plataforma e permitindo que várias linguagens de programação, de Rust a PHP a C#, possam ser compiladas em WebAssembly e, em seguida, executadas em qualquer SO ou incorporado em outras linguagens para execução.
Com o lançamento do Wasmer 2.2-rc1, seu compilador Singlepass foi portado para o Arm de 64 bits (AArch64) nas plataformas Linux e macOS.
Singlepass é a alternativa do compilador Wasmer para usar os caminhos do compilador Cranelift ou LLVM.
O Singlepass compila o código em tempo linear e o desempenho de compilação é “ordens de magnitude mais rápido” do que Cranelift ou LLVM, mas com pequenos custos para o desempenho em tempo de execução. Outra vantagem do Singlepass é que ele evita a possibilidade de bombas JIT.
Wasmer 2.2-rc1 também tem uma variedade de outras correções e mudanças técnicas de baixo nível, mas a mudança mais proeminente parece ser com o suporte do compilador AArch64 Singlepass.
Wasmer 2.2-rc1 pode ser baixado no GitHub.
Wasmer CLI é fornecido como um único executável sem dependências.
curl https://get.wasmer.io -sSfL | sh