E foi lançada a Vulkan 1.3.211 com uma nova extensão para ajudar implementações como o Zink, e mais. Confira as novidades dessa atualização.
Vulkan, a API de gráficos 3D modernos de padrão aberto e multiplataforma usada por jogos de ponta e aplicativos exigentes, foi atualizada para a versão 1.3.211.
Novidades da Vulkan 1.3.211
Vulkan 1.3.211 está disponível hoje e vem com outra nova extensão para ajudar implementações como o Zink da Mesa para implementar a API OpenGL no topo do Vulkan.
O Vulkan 1.3.211 chega apenas uma semana após o Vulkan 1.3.210 com sua notável biblioteca de pipeline de gráficos e extensões de consulta geradas por primitivos. Vulkan 1.3.211 tem um punhado de esclarecimentos/correções de documentação, mas nada muito notável lá.
O mais notável com a atualização Vulkan 1.3.211 de hoje é a introdução de uma nova extensão, VK_EXT_image_2d_view_of_3d.
A extensão VK_EXT_image_2d_view_of_3d foi desenvolvida por Mike Blumenkrantz, da Valve, conhecido por seu trabalho no Zink da Mesa, bem como por contribuições da NVIDIA, Samsung, Igalia, Broadcom, AMD, Google e Imagination.
VK_EXT_image_2d_view_of_3d é para permitir que uma única fatia de uma imagem 3D seja usada como uma visualização 2D em descritores de imagem para melhor combinar o comportamento do OpenGL para ajudar implementações como Zink trabalhando para expor APIs GL sobre Vulkan.
Esta extensão permite que uma única fatia de uma imagem 3D seja usada como uma visualização 2D em descritores de imagem, combinando a funcionalidade de glBindImageTexture em OpenGL com o parâmetro `layer` definido como true e a vinculação de visualização 2D fornecida pela extensão EGL_KHR_gl_texture_3D_image.
Ela destina-se principalmente a suportar a emulação GL.
O uso de VK_EXT_image_2d_view_of_3d pelo Zink e o suporte pelos drivers Vulkan do Mesa provavelmente serão lançados em breve para o Mesa 22.1.
Esta é apenas a mais recente de várias extensões do Vulkan que surgiram para ajudar a implementar o OpenGL e outras APIs 3D no topo do Vulkan.