E foi lançada a Vulkan 1.3.210 com várias correções, e duas extensões notáveis. Confira as novidades dessa atualização.
Vulkan, a API de gráficos 3D modernos de padrão aberto e multiplataforma usada por jogos de ponta e aplicativos exigentes, foi atualizada para a versão 1.3.210.
Novidades da Vulkan 1.3.210
Vulkan 1.3.210 está disponível com várias correções/esclarecimentos de especificações, mas também duas extensões notáveis.
Vulkan 1.3.210 apresenta:
VK_EXT_graphics_pipeline_library – A extensão VK_EXT_graphics_pipeline_library permite a compilação separada de quatro partes distintas de pipelines gráficos.
Ao permitir que partes independentes do pipeline gráfico sejam compiladas em uma biblioteca de pipeline gráfico que é então vinculada no estágio final para criar o pipeline executável, permite uma maior reutilização de pipelines com os mesmos shaders ou estados em vários pipelines.
Basicamente, trata-se de dividir as coisas no pipeline gráfico para permitir sua reutilização modular sem ter que compilar um pipeline gráfico completo para áreas de sobreposição.
Esta extensão foi trabalhada por desenvolvedores da Valve, Unity, AMD, Google, Arm, NVIDIA, Roblox, Gameloft, Mobica, Ubisoft e Qualcomm. Ser capaz de dividir as coisas e reutilizá-las parece bastante útil!
VK_EXT_primitives_generated_query – Esta extensão do Google /NVIDIA/Collabora/Arm permite que um novo tipo de consulta corresponda ao suporte para GL_PRIMITIVES_GENERATED do OpenGL. Isso será útil para esforços como o Zink com a implementação do OpenGL sobre o Vulkan.
A NVIDIA já lançou um novo driver Vulkan beta que suporta essas novas extensões Vulkan 1.3.210. O suporte Intel ANV e Radeon RADV para essas extensões deve chegar em breve com algumas solicitações de mesclagem já pendentes.