Como instalar uma VPN no Ubuntu com ExpressVPN usando o terminal

Se você precisa de uma boa opção de rede virtual privada, conheça e veja como instalar uma VPN no Ubuntu com ExpressVPN usando o terminal.

Do inglês Virtual Private Network (ou Rede privada virtual), uma PN é uma rede de comunicações privada que é construída sobre uma rede de comunicações pública (como por exemplo, a Internet).

Como instalar uma VPN no Ubuntu com ExpressVPN usando o terminal

source/credit – https://pt.wizcase.com/reviews/expressvpn/ Como instalar uma VPN no Ubuntu com ExpressVPN usando o terminal

A VPN cria uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o seu computador e um servidor operado pelo serviço VPN, onde você pode surfar na web com segurança.

Ou seja, uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, usando tecnologias de tunelamento e criptografia, para manter seguros os dados trafegados.

As VPNs seguras usam protocolos de criptografia por tunelamento para fornecer a confidencialidade, autenticação e integridade necessárias para garantir a privacidade das comunicações requeridas.

Dentre os protocolos que normalmente são aplicados em uma VPN estão: Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP), L2F, Point-to-Point Tunneling Protocol (PPTP) e o IP Security Protocol (IPsec).

Por conta disso, quando adequadamente implementados, estes protocolos podem assegurar comunicações seguras através de redes inseguras.

Infelizmente, a implementação e uso destes protocolos não é algo trivial, e várias soluções de VPN inseguras podem ser encontradas no mercado. Um exemplo de um bom serviço de VPN é o ExpressVPN.

O ExpressVPN é um serviço de rede privada virtual oferecido pela empresa Express VPN International Ltd., que é sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

O software é comercializado como uma ferramenta de privacidade e segurança que criptografa o tráfego da Web dos usuários e mascara seus endereços

Como instalar uma VPN no Ubuntu com ExpressVPN usando o terminal

Para utilizar VPN no Ubuntu com ExpressVPN no Ubuntu, primeiramente você precisa se cadastrar no site do serviço e aguardar um e-mail confirmando esse cadastramento.

Depois, clique no link no e-mail de boas-vindas ou entre no site, e clique em Configurar em mais dispositivos.

Clique em Manual Config no lado esquerdo da tela, e selecione a aba OpenVPN à direita. Você verá primeiro seu nome de usuário e senha e, em seguida, uma lista de arquivos de configuração do OpenVPN.

Encontre a(s) localização (ões) do servidor a que você deseja se conectar (por exemplo, Los Angeles, Nova York, Hong Kong), baixe e salve o(s) arquivo(s) .ovpn em sua pasta pessoal (/home/usuário).

Lembre-se: Você precisa ter seu nome de usuário e senha prontos, pois você será solicitado a inseri-los mais tarde no processo de configuração.

Depois de baixar o arquivo, abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T).

Se ainda não tiver no seu sistema, instale o OpenVPN com o comando abaixo;

sudo apt-get install -y openvpn

Em seguida, use o comando abaixo para iniciar a configuração da VPN no OpenVPN (altere a o item nome-arquivo-configuracao para o nome do arquivo de configuração que você salvou).

sudo openvpn --config nome-arquivo-configuracao

Para conectar o OpenVPN, quando o caminho estiver carregado, pressione Enter para iniciar a conexão com o servidor. Aguarde a sequência de conexão terminar. Uma vez que a conexão foi estabelecida com sucesso, você deve ver a mensagem “Initialization Sequence Completed” (Sequência de inicialização concluída).

Para a VPN continuar ativa, a janela do Terminal deve permanecer ativa/aberta. Ou seja, você pode minimizá-la, apenas não feche a janela.

Como desconectar a VPN

Para desconectar, vá para a janela do terminal e pressione as teclas Ctrl + C.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.