O projeto Void Linux anunciou o lançamento do Void 20240314. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.
O Void é um sistema operacional de uso geral desenvolvido de forma independente, baseado no kernel Linux monolítico.
Ele possui um sistema de gerenciamento de pacotes binário/fonte híbrido que permite que os usuários instalem, atualizem e removam software rapidamente, ou para compilar software diretamente a partir dos fontes com a ajuda da coleção de pacotes XBPS.
O Void apresenta uma combinação incomum de init (runit), gerenciador de pacotes (XBPS) e várias opções para bibliotecas C.
Outros recursos da distribuição incluem suporte para computadores de placa única Raspberry Pi (tanto armv6 quanto armv7), modelo de desenvolvimento de lançamento com atualizações diárias, integração do software LibreSSL do OpenBSD e sistema init nativo chamado “runit”.
Agora, o projeto lançou o Void 20240314.
Novidades do Void 20240314
Um dos destaques do Void 20240314 é a introdução de um seletor de mapa de teclado no LightDM em imagens XFCE. Isso permite que os usuários selecionem seu layout de teclado preferido na tela de login, tornando o Void Linux mais acessível para uma base global de usuários.
Além disso, a atualização dá um passo à frente para garantir uma cronometragem precisa, habilitando o daemon NTP chrony por padrão em imagens ao vivo, prometendo uma sincronização de tempo mais confiável para os usuários imediatamente.
Embora essas melhorias sejam úteis, o foco principal da versão atualizada do Void Linux está em outro lugar, ou seja, em dispositivos SBC e no Raspberry Pi em particular.
Diante disso, suas imagens para Raspberry Pi agora oferecem flexibilidade de instalação aprimorada, suportando instalação em armazenamento em cartão não SD sem a necessidade de configuração manual.
Esta melhoria se aplica aos modelos Pi que suportam inicialização a partir de armazenamento USB ou NVMe, expandindo enormemente os casos de uso potenciais e o desempenho de dispositivos Raspberry Pi executando Void Linux.
Além disso, o tamanho padrão da partição “/boot” nas imagens Raspberry Pi foi aumentado de 64 MiB para 256 MiB, fornecendo assim mais espaço para atualizações de kernel e firmware, abordando uma limitação comum em versões anteriores.
E agora, vamos à cereja do bolo. Em um desenvolvimento significativo para usuários do Raspberry Pi 5, o Void Linux introduziu suporte dedicado para este modelo mais recente.
Dito isto, as imagens rpi-aarch64 agora são compatíveis com Pi 5, permitindo aos usuários aproveitar todos os recursos deste novo hardware.
Após a instalação, os usuários podem optar por mudar para o pacote “rpi5-kernel” específico do Raspberry Pi 5, garantindo desempenho e compatibilidade ideais.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Void 20240314
A imagem ISO do Void 20240314 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux