VLC 3.0.21 lançado com novo filtro AMD VQ Enhancer, e mais

E foi lançado o VLC 3.0.21 com novo filtro AMD VQ Enhancer, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

O player de vídeo VLC é o mais popular media player em todos os principais sistemas operacionais de desktop.

VLC media player é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder que pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura, e telas.

O melhor de tudo é que o VLC pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, H264, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes ou enviar stream através da rede.

Agora, o projeto VideoLAN lançou o VLC 3.0.21 como uma nova atualização estável na série 3.0.

Novidades do VLC 3.0.21

VLC 3.0.21 lançado com novo filtro AMD VQ Enhancer, e mais

Vindo pouco mais de sete meses após o VLC 3.0.20, o lançamento do VLC 3.0.21 está aqui para adicionar um novo filtro AMD VQ Enhancer, uma opção D3D11 para usar NVIDIA TrueHDR para gerar conteúdo HDR a partir de fontes SDR, escala de super resolução com GPUs AMD e suporte para manipulação de intervalo de conteúdo HTTP de acordo com RFC 9110.

A nova opção D3D11 HDR também pode ser usada para ligar e desligar o HDR para todas as fontes, independentemente da tela.

O VLC 3.0.21 também melhora o suporte ambisônico do Opus e melhora a renderização de legendas em plataformas Apple, especialmente para idiomas asiáticos, corrigindo pesquisas de fontes substitutas.

Vários bugs foram corrigidos no VLC 3.0.21 para melhorar a renderização de legendas ASS, decodificação Opus em MP4, decodificação de hardware VA-API com alguns drivers e streaming adaptativo HLS no modo somente áudio.

O VLC 3.0.21 também corrige um estouro de número inteiro de segurança no módulo MMS, falhas ao usar CAOpenGLLayer em plataformas Apple, um problema com esquemas de URL de diretório UPnP expostos para serem compatíveis com RFC 3986, uma regressão no macOS causando falhas ao usar dispositivos de áudio com mais de nove canais, bem como vários avisos, vazamentos e possíveis falhas.

Nos bastidores, o VLC 3.0.21 inclui componentes atualizados, incluindo FFmpeg 4.4.4, dav1d 1.4.2 e libvpx 1.14.1.

Para mais detalhes sobre essa nova versão, veja o registro completo de alterações no site Videolan.

Como instalar o VLC

O que é ótimo sobre essa atualização é que a maioria dos usuários do Ubuntu Ubuntu não precisará fazer nada para receber essa atualização automaticamente por meio do Software Updater, desde que o VLC seja instalado a partir do arquivo e não de um PPA, Snap etc.

Dito isto, você pode não estar no Ubuntu e/ou preferir usar o VLC Snap mantido pela própria Videolan. O aplicativo VLC Snap será atualizado para a versão mais recente de forma automática e silenciosa em algum momento nas próximas semanas.

Não se esqueça de que você pode verificar manualmente as atualizações do Snap executando o comando abaixo:

snap refresh

E para instalar o VLC, use os seguintes tutoriais:
Como instalar a última versão do VLC no Linux
Como instalar o reprodutor VLC no Linux via AppImage

Sair da versão mobile