VLC 3.0.20 lançado com correções para problemas de segurança

Foi lançado o VLC 3.0.20 com correções para problemas de segurança, e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar no Linux.

O player de vídeo VLC é o mais popular media player em todos os principais sistemas operacionais de desktop.

VLC media player é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder que pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura, e telas.

O melhor de tudo é que o VLC pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, H264, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes ou enviar stream através da rede.

Agora, o projeto VideoLAN lançou o VLC 3.0.20 como uma nova atualização estável na série 3.0.

Novidades do VLC 3.0.20

VLC 3.0.20 lançado com correções para problemas de segurança

Chegando apenas três semanas após o VLC 3.0.19, o lançamento do VLC 3.0.20 corrige um possível problema de segurança (OOB Write) em desmultiplicadores que afetam links MMS:// verificando os limites de tamanho do usuário, uma falha que ocorreu com alguns drivers gráficos antigos da AMD, e uma falha que ocorreu quando o decodificador de hardware AV1 falhou.

Além disso, o VLC 3.0.20 resolve um problema de propagação de eventos que ocorria ao clicar duas vezes com a roda do mouse, um problema de linha verde em tela inteira para saída de vídeo D3D11, bem como um problema de interface do usuário em sistemas Windows.

Como você pode ver, esta é uma atualização muito pequena, mas ainda é altamente recomendável que você a instale o mais rápido possível para uma experiência melhor e sem erros/travamentos.

Para mais detalhes sobre essa nova versão, veja o registro completo de alterações no site Videolan.

Como instalar o VLC

O que é ótimo sobre essa atualização é que a maioria dos usuários do Ubuntu Ubuntu não precisará fazer nada para receber essa atualização automaticamente por meio do Software Updater, desde que o VLC seja instalado a partir do arquivo e não de um PPA, Snap etc.

Dito isto, você pode não estar no Ubuntu e/ou preferir usar o VLC Snap mantido pela própria Videolan. O aplicativo VLC Snap será atualizado para a versão mais recente de forma automática e silenciosa em algum momento nas próximas semanas.

Não se esqueça de que você pode verificar manualmente as atualizações do Snap executando o comando abaixo:

snap refresh

E para instalar o VLC 3.0.20, use o seguinte tutorial:
Como instalar a última versão do VLC no Linux
Como instalar o reprodutor VLC no Linux via AppImage

Sair da versão mobile