Foi lançado o VLC 3.0.13 com melhorias no suporte para streams MP4 e HLS e mais. Confira todas as novidades e veja como instalar.
O player de vídeo VLC é o mais popular media player em todos os principais sistemas operacionais de desktop.
VLC media player é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder que pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura, e telas.
O melhor de tudo é que o VLC pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, H264, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes ou enviar stream através da rede.
Agora, estando já em meados de 2021, muitos de nós aguardamos o lançamento do VLC 4.0.
No momento, se você não publicou nenhum comentário recente no fórum de software, tudo o que sabemos é que ele chegará ao longo deste ano, mas o que temos em mãos é a série 3 do software, e há alguns momentos lançaram o VLC 3.0.13.
Novidades do VLC 3.0.13
A título de versão pontual, o VLC 3.0.13 “Vetinari”, veio corrigir erros, entre os quais existe uma falha de segurança.
Pessoalmente, me parece uma coincidência engraçada que entre os novos recursos incluídos no VLC 3.0.13 eles mencionem que o suporte para streams HLS foi melhorado, já que é algo que comecei a usar nas últimas duas semanas e até Localizadas extensões para Firefox e Vivaldi (Chrome) para poder reproduzi-las a partir do navegador.
A lista de novidades do VLC 3.0.13 não é muito longa, compreensível porque é uma atualização de manutenção, e você a tem abaixo.
- Artefatos corrigidos em fluxos HLS.
- Suporte fixo para regressões no suporte de áudio MP4.
- Foi adicionado suporte para escalonamento de texto SSA.
- Suporte para NFSv4 foi adicionado.
- Integração aprimorada com SMB2.
- Melhorou a suavidade da renderização Direct3D11.
- O controle do eixo horizontal da roda do mouse foi adicionado.
- Várias falhas inesperadas corrigidas.
- Correções de segurança.
Disponível neste link, uma falha de segurança é detalhada em que um usuário remoto pode criar um arquivo criado especificamente que pode desencadear vários problemas.
Se for bem-sucedido, um terceiro mal-intencionado pode acionar uma falha do VLC ou execução arbitrária de código com os privilégios do usuário alvo.
Para mais detalhes sobre essa nova versão, veja o registro completo de alterações no site Videolan.
Como instalar o VLC
O que é ótimo sobre essa atualização é que a maioria dos usuários do Ubuntu Ubuntu não precisará fazer nada para receber essa atualização automaticamente por meio do Software Updater, desde que o VLC seja instalado a partir do arquivo e não de um PPA, Snap etc.
Dito isto, você pode não estar no Ubuntu e/ou preferir usar o VLC Snap mantido pela própria Videolan. O aplicativo VLC Snap será atualizado para a versão mais recente de forma automática e silenciosa em algum momento nas próximas semanas.
Não se esqueça de que você pode verificar manualmente as atualizações do Snap executando o comando abaixo:
snap refresh
E para instalar o VLC 3.0.13, use o seguinte tutorial:
Como instalar a última versão do VLC no Linux
Como instalar o reprodutor VLC no Linux via AppImage