E foi lançado o VKD3D-Proton 2.7 com melhoria no cache de pipeline. Confira as novidades dessa importante atualização.
O VKD3D-Proton é um fork do VKD3D, que visa implementar a API completa do Direct3D 12 em cima do Vulkan.
Aqueles que ainda são novos no VKD3D-Proton devem saber que ele suporta alterações, otimizações e aprimoramentos específicos do Proton para melhor desempenho de jogos Windows baseados em Direct3D 12, que ainda não são suportados na parte principal do vkd3d.
Entre as diferenças, há também um foco no uso de extensões Vulkan modernas e nos recursos de versões recentes de drivers gráficos para obter compatibilidade total com Direct3D 12.
Como tal, a Valve usa o fork especificado no pacote baseado em Wine para executar jogos do Windows Proton.
O suporte ao DirectX 9/10/11 no Proton é baseado no pacote DXVK e a implementação do DirectX 12 até agora foi baseada na biblioteca vkd3d (após a morte do autor do vkd3d, a CodeWeavers continuou o desenvolvimento deste componente e a comunidade de vinhos) .
Agora, a Valve anunciou o lançamento da nova versão do VKD3D-Proton 2.7 e esta nova versão apresenta o resultado do acúmulo de uma grande quantidade de trabalho desde o lançamento do Steam Deck no final de fevereiro, principalmente com recursos e correções.
Novidades do VKD3D-Proton 2.7
Uma das principais novidades que é apresentada nesta nova versão é a melhoria no cache de pipeline aprimorado, que foi introduzido na versão anterior 2.6 e que permite suporte a bibliotecas de pipeline, mas apenas para jogos que fizeram uso correto da API D3D12 .
vkd3d-proton agora implementa um cache de disco interno para habilitar o cache SPIR-V para todos os jogos. É possível desabilitar o cache e permitir que os aplicativos gerenciem a ID3D12PipelineLibrary, se desejado.
Para reduzir ainda mais o espaço em disco do cache, VK_EXT_shader_module_identifier também é usado
para reduzir o cache de prótons vkd3d em >95%, pois não há necessidade de armazenar dados reais do SPIR-V no disco.
Outra novidade que é apresentada nesta nova versão, são as otimizações das quais passa a melhoria do desempenho da GPU para renderização profunda, bem como o desempenho da GPU para determinadas imagens de ponto flutuante onde foi habilitado. Uso de UAV, desempenho de GPU para determinadas WriteBufferImmediate() casos de uso, desempenho da GPU para determinados padrões de acesso ao descritor, desempenho da GPU para cópias consecutivas de imagens de buffer e desempenho da GPU para atribuição.
Além disso, há menção de requisitos aumentados para drivers que agora exigem compatibilidade com as extensões Vulkan VK_KHR_dynamic_rendering, VK_EXT_extended_dynamic_state, VK_EXT_extended_dynamic_state2 e VK_KHR_maintenance4 implementadas no Mesa 22.0 e drivers NVIDIA 510 proprietários.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- Adicionado suporte para recursos D3D12, como sombreadores de malha (requer suporte a VK_EXT_mesh_shader para funcionar), compartilhamentos (compartilhamento) e barreiras (cerca).
- E destaca-se também que a última versão é apresentada, a nova biblioteca de pipeline D3D12 se adapta a qualquer jogo, inclusive aqueles que usam incorretamente a API D3D12, graças à implementação de um cache de disco interno para a renderização SPIR-V gerada em DXBC /DXIL.
- Suporte contínuo para DXR 1.1.
- Adicionado suporte inicial a HDR.
- Inúmeras correções relacionadas à compatibilidade com DXIL foram feitas.
- Suporte aprimorado para o driver Intel ANV.
- Opções de depuração aprimoradas.
- Melhor estabilidade ao minimizar e alternar jogos em tela cheia via Alt+Tab.
- Os preparativos foram feitos para traduzir o código da LGPL 2.1 para a licença MIT.
- Corrigidos problemas em Hitman 3, Redout 2, F1 2020, F1 2021, F1 2022, Guardiões da Galáxia, Halo Infinite, Spiderman Remastered e Lost Judgment.
Para saber mais sobre essa versão do VKD3D-Proton, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o VKD3D-Proton
E se você quiser experimentar o Proton no Steam agora, já sabe que pode instalar o cliente Steam no site oficial, embora também o encontre nos repositórios da maioria das distribuições.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux