VKD3D-Proton 2.14 lançado com novos recursos para D3D12 no Vulkan

E foi lançado o VKD3D-Proton 2.14 com novos recursos para D3D12 no Vulkan, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O VKD3D-Proton é um fork do VKD3D, que visa implementar a API completa do Direct3D 12 em cima do Vulkan.

Aqueles que ainda são novos no VKD3D-Proton devem saber que ele suporta alterações, otimizações e aprimoramentos específicos do Proton para melhor desempenho de jogos Windows baseados em Direct3D 12, que ainda não são suportados na parte principal do vkd3d.

Entre as diferenças, há também um foco no uso de extensões Vulkan modernas e nos recursos de versões recentes de drivers gráficos para obter compatibilidade total com Direct3D 12.

Como tal, a Valve usa o fork especificado no pacote baseado em Wine para executar jogos do Windows Proton.

O suporte ao DirectX 9/10/11 no Proton é baseado no pacote DXVK e a implementação do DirectX 12 até agora foi baseada na biblioteca vkd3d (após a morte do autor do vkd3d, a CodeWeavers continuou o desenvolvimento deste componente e a comunidade de vinhos) .

Agora, a Valve anunciou o lançamento da nova versão do VKD3D-Proton 2.14.

Novidades do VKD3D-Proton 2.14

VKD3D-Proton 2.14 lançado com novos recursos para D3D12 no Vulkan
VKD3D-Proton 2.14 lançado com novos recursos para D3D12 no Vulkan

Sim. Recentemente, Hans-Kristian Arntzen da Valve lançou o VKD3D-Proton 2.14 como a versão mais recente desta implementação do Direct3D 12 construída sobre a API Vulkan para o Steam Play (Proton) da Valve.

O VKD3D-Proton 2.14 traz novos recursos, como estatísticas de quadros DXGI, um limitador global de taxa de quadros, suporte para formatos de vídeo planar, o viés de profundidade D24 agora é tratado corretamente no AMD, uma nova interface de interoperabilidade de comando que permite que o DXVK-NVAPI implemente a geração de quadros DLSS3 e suporte para várias extensões Vulkan mais recentes.

O VKD3D-Proton 2.14 também traz algumas otimizações de desempenho, como redução do inchaço da VRAM para algumas GPUs AMD RDNA2/RDNA3, sobrecarga de CPU aprimorada em alguns jogos e várias outras otimizações.

Para saber mais sobre essa versão do VKD3D-Proton, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o VKD3D-Proton

E se você quiser experimentar o Proton no Steam agora, já sabe que pode instalar o cliente Steam no site oficial, embora também o encontre nos repositórios da maioria das distribuições.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.