E foi lançado o vkd3d 1.9 com melhorias no compilador HLSL, e mais. Conheça o software, confira as novidades e veja como instalar no Linux.
vkd3d, é a camada de tradução Direct3D 12 para Vulkan do Wine. O pacote inclui as bibliotecas libvkd3d com implementações de Direct3D 12, libvkd3d-shader com shader model translate 4 e 5 e libvkd3d-utils com funções para simplificar a migração de aplicativos Direct3D 12, bem como um conjunto de demos, incluindo uma porta de glxgears para Direct3D 12.
A biblioteca libvkd3d suporta a maioria dos recursos do Direct3D 12, incluindo gráficos e computação, filas e listas de comandos, descritores e descritores de heap, assinaturas raiz, acesso não ordenado, amostras, assinaturas de comando, constantes raiz, renderização indireta, métodos Clear*() e Copy*( ).
Além disso, libvkd3d-shader implementa a tradução dos bytecodes 4 e 5 dos modelos de shader em uma representação SPIR-V intermediária. Suporta vértice, pixel, mosaico, computação e sombreadores de geometria simples, serialização e desserialização de assinatura raiz.
Operações aritméticas, atômicas e de bit, operadores de comparação e controle de fluxo de dados, instruções de amostra, coleta e carga, operações de acesso fora de ordem (UAV, exibição de acesso fora de ordem) são implementadas a partir de instruções de sombreamento.
Agora, o projeto Wine anunciou há alguns dias o lançamento da nova versão do pacote vkd3d 1.9 com uma implementação do Direct3D 12 que funciona por meio da tradução de chamadas da API gráfica Vulkan.
Novidades do vkd3d 1.9
Embora o VKD3D-Proton continue a ser o downstream usado pelo Steam Play (Proton) da Valve e receba uma grande parte das otimizações de jogos do Windows D3D12, o projeto VKD3D upstream do Wine continua a evoluir para mapear a API Direct3D 12 no Vulkan.
Dito isso, na quinta-feira foi lançado o VKD3D 1.9 como a mais nova atualização de recurso.
VKD3D 1.9 foi lançado como a atualização mais recente desta biblioteca de tradução Direct3D para Vulkan. Por sua vez, o código VKD3D 1.9 já foi incorporado ao Wine Git antes do lançamento do Wine 8.17 na próxima semana.
Entre os destaques do VKD3D 1.9 estão mais melhorias no compilador de linguagem de sombreamento HLSL, um novo utilitário para inspecionar o conteúdo de blobs DXBC e várias correções de bugs.
VKD3D 1.9 adiciona suporte para a interface ID3D12Fence1 dentro de libvkd3d, a biblioteca libvkd3d-shader suporta muitos mais recursos HLSL, o compilador VKD3D agora honra uma opção “--matrix-storage-order
” e o utilitário vkd3d-dxbc é a nova oferta para inspecionando blobs DXBC (DirectX Bytecode).
Para saber mais sobre essa versão do vkd3d, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o vkd3d
Para instalar a versão mais recente do vkd3d nas principais distribuições Linux, é preciso compilar o código-fonte, portanto devemos obtê-lo primeiro, é importante mencionar que o Vkd3d depende de SPIRV-Headers e Vulkan-Headers (>= 1.2.139 ).
Para realizar a compilação, devemos abrir um terminal e nele digitaremos o seguinte comando:
git clone https://gitlab.winehq.org/wine/vkd3d.git
Feito isso, passamos a entrar no diretório baixado recentemente com:
cd vkd3d
E procedemos à compilação executando os seguintes comandos:
./configure
make
make install