Vivaldi terá e-mail, calendário e ferramentas de leitura de notícias

Jon von Tetzchner anunciou que o Vivaldi terá e-mail, calendário e ferramentas de leitura de notícias. Confira os detalhes dessa novidade.

Já faz mais de um mês que Vivaldi 3.4 chegou com novidades marcantes, mas com uma que se destacou dos demais por ser um jogo muito interessante para ser incluído em um navegador.

No momento não temos uma nova versão, mas seu CEO Jon von Tetzchner nos apresentou há alguns instantes três funções que já estão sendo testadas e que com certeza serão muito bem recebidas pelos usuários mais exigentes.

E, em uma nota extensa, von Tetzchner nos falou sobre três novas ferramentas: um cliente de e-mail, um calendário e um leitor de notícias ou RSS.

Vivaldi terá e-mail, calendário e ferramentas de leitura de notícias

Vivaldi terá e-mail, calendário e ferramentas de leitura de notícias
Vivaldi terá e-mail, calendário e ferramentas de leitura de notícias

Sem dúvida, são três ferramentas interessantes, pelo menos a de e-mail, pois, se a usarmos, temos muitas contas de e-mail e usamos muito o navegador, podemos até esquecer de usar opções mais populares como o Thunderbird.

Acho que a melhor maneira de saber tudo o que essas três ferramentas têm a nos oferecer é lendo a explicação que o CEO da Vivaldi Technologies nos dá (aqui com o Google Translator), mas podemos fazer um resumo.

O cliente de email está integrado no mesmo navegador, e seu uso é semelhante ao que fazemos com outros clientes: adicionamos uma ou mais contas e esperamos receber um email ou acessamos sua guia para escrever um.

A interface desta ferramenta de e-mail tem um aspecto moderno, e acho que, das três novidades, é a mais interessante e a que gostaria de ver no Firefox.

Quanto ao que oferece, temos o típico:

  • Caixa de entrada.
  • Pastas personalizadas.
  • Listas de mala direta.
  • Filtros e pesquisa.
  • Marcas para se destacar.
  • Rótulos.
  • Feeds.
  • Bandeja geral com todas as contas.
  • E-mails não vistos.
  • Emails não lidos.
  • Todos os botões necessários para excluir, responder, etc.
  • Possibilidade de personalizar a vista.
  • Atalhos do teclado.
  • Leitor de notícias ou feed

Este é um recurso que provavelmente muitos usuários estarão interessados, mas não é o meu favorito, pelo menos no momento. Agora, o Vivaldi nos permite seguir nossos feeds do mesmo navegador, sem instalar softwares ou extensões extras.

E se digo que não é algo que me interessa especialmente, é porque, para um usuário como eu que lê em diferentes dispositivos, um leitor independente não vale a pena, mas aquele que permite a sincronização na nuvem com serviços como o oferecido pela Inoreader.

Em qualquer caso, a ferramenta de Vivaldi faz o mesmo que a maioria dos aplicativos deste estilo que estão disponíveis para Linux, então os usuários deste navegador podem esquecer todo aquele software.

Além disso, assinar qualquer meio é muito fácil, tanto que está a um clique de distância.

A outra nova ferramenta que já pode ser testada no Vivaldi é um calendário. Nele podemos adicionar uma conta local, um vivaldi.net ou uma conta Google para ver todos os nossos eventos no navegador de uma forma mais clara e direta do que se o fizéssemos indo ao site do domínio.

E o calendário parece muito bom. Ele tem tudo que podemos precisar, como visualização de dia, semana, várias semanas ou mês, pode ser editado na nuvem, tarefas podem ser criadas e suporta notificações.

Em breve na versão estável do Vivaldi; agora em experimental

Tudo explicado aqui já está disponível, mas não na versão oficial. Está na versão mais recente do Snapshot que está disponível neste endereço.

Usuários de sistemas operacionais como Arch Linux ou Manjaro podem instalá-lo a partir do AUR, uma tarefa mais fácil se for feito a partir da ferramenta com a GUI Pamac. Para ativá-lo, temos que fazer isso a partir de vivaldi://experiments.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.