Normalmente disponível para Linux apenas nos formatos RPM ou DEB, o navegador Vivaldi agora está disponível como um pacote Snap.
Instalar software no Linux pode não ser muito complicado, mas geralmente é tudo menos “multidistro”.
Ubuntu e Debian, entre muitos outros, usam pacotes DEB, mas o Fedora usa RPMs, outros simplesmente compilações dos programas… Os AppImages são mais úteis, e há cerca de 8 anos também temos pacotes snap e flatpak.
A notícia é que o pessoal do Vivaldi decidiu adicionar suporte oficial a um desses formatos e a versão 6.9 já está disponível no Snapcraft.
Vivaldi agora está disponível como um pacote Snap
A maior parte da comunidade parece favorecer o flatpak, onde o navegador nomeado pelo compositor já existe há meses, mas ainda não foi verificado.
Quem mantém é o pessoal, mas não dará o passo em frente até verificar se esta embalagem é realmente interessante. O que eles fizeram recentemente foi anunciar o suporte ao snap, algo que seu CEO relatou, como sempre.
Como explica Jon von Tetzchner:
“O Linux sempre foi um ecossistema diversificado, com inúmeras distribuições que respondem a diferentes necessidades, preferências e casos de uso. No entanto, essa diversidade muitas vezes traz consigo o desafio de garantir a compatibilidade do software e a facilidade de instalação em diversas distribuições. É aqui que entra o Snap.”
Ele também nos conta que:
“Snap é um formato de pacote universal projetado para funcionar em várias distribuições Linux, facilitando aos usuários a instalação e atualização de aplicativos sem se preocupar com pacotes específicos de distribuição. Desta forma, podemos garantir que o Vivaldi seja acessível a um público mais vasto, independentemente do tipo de Linux utilizado.”
Agora, nem todos viram esse apoio de forma favorável.
O que motiva isso? Por um lado, as pessoas preferem flatpaks. Por outro lado, os motivos pelos quais não gostam de snaps e por isso os apoiam: o desempenho não é o melhor que poderia ser, sem falar que a Canonical está por trás disso, com tudo o que isso implica.
Em qualquer caso, o fato de existirem opções não é mau.
Talvez tenham decidido fazer upload de seu aplicativo para o Snapcraft porque, desta forma, ele aparecerá na loja de software padrão do Ubuntu, a distribuição Linux mais popular. Por um motivo ou outro, já temos o Vivaldi em formato snap.
Por fim, o Vivaldi é um navegador web voltado para usuários avançados, oferecendo uma vasta personalização e controle. Desenvolvido pela equipe de ex-funcionários da Opera Software, ele é construído sobre o motor Chromium.