Foi lançado o navegador Vivaldi 6 com ajustes na interface, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.
Novidades do Vivaldi 6
O Vivaldi é um navegador popular por tudo o que oferece. A primeira coisa distintiva de que me lembro foi a possibilidade de a parte superior mudar de cor dependendo da página da web que estamos visitando.
Mais tarde, eles permitiram que as guias fossem lado a lado, correio integrado, calendário e cliente RSS e houve um momento em que o ritmo parou um pouco. Mas hoje o Vivaldi 6.0 chegou com pelo menos duas novidades que chamam a atenção.
Dos dois, começarei com aquele iniciado pelo CEO da Vivaldi Technologies: os ícones dos botões podem ser personalizados.
Por exemplo, podemos pegar um ícone de uma casa e colocá-lo para voltar à tela inicial, ou trocar os botões de avançar e voltar por outros que gostemos mais. Não vou dizer que você adora customizar essas coisas, mas existe a possibilidade.
Continuando com os ícones, os padrões também mudaram. Às vezes, ficava confuso para encontrar as anotações, mas a partir do Vivaldi 6.0 será mais fácil encontrar o que procuramos porque os ícones são mais representativos, no caso das anotações agora um caderno e um lápis.
O botão no painel lateral mudou para o topo, onde também encontramos mais diferenças.
A barra de endereço (URL) agora é menor, não alcança todo o caminho. À esquerda é onde temos o botão do painel lateral, e tanto a barra de endereço quanto a barra de pesquisa, como um todo, estão mais centralizadas.
A segunda novidade que se destaca das demais são os espaços de trabalho. Até agora podíamos empilhar as guias e separá-las para ter um melhor controle sobre elas, mas agora poderemos controlá-las ainda mais porque podemos enviá-las para o espaço de trabalho correspondente.
Eu definiria esses espaços de trabalho como sessões de mini-navegação.
Se tivermos um ou nenhum, não perceberemos nada. Se tivermos mais de um, ao escolher um espaço de trabalho veremos apenas as guias que pertencem a ele, e o restante ficará oculto. Sem dúvidas, algo importante para quem quer ter tudo mais organizado.
As duas novidades mais marcantes podem ser combinadas: os espaços de trabalho oferecem ícones por defeito, mas estes podem ser personalizados.
outras notícias
Entre as restantes novidades, destaca-se também que os emails podem ser arrastados e largados para uma nova pasta, aliás esta é a terceira alteração que é mencionada como uma nova função
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux