Foi lançado o navegador Vivaldi 6.9 com foco em eficiência e correção de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.9.
Novidades do Vivaldi 6.9
As mudanças no Vivaldi 6.9 começam com a capacidade de renomear guias. Até agora podíamos renomear grupos, mas esta função foi estendida para guias individuais.
Para quem não é como eu, que tem uma pasta “Downloads” para não deletar e baixa tudo para o desktop – para deletar no final da tarefa -, o Vivaldi 6.9 trouxe mais uma novidade que vai te deixar mais produtivo: agora é possível arrastar e soltar diretamente do painel de download.
O que baixamos pode ser movido ou deixado em qualquer local ou aplicativo que o suporte, como pastas ou clientes de e-mail. Bem pensado, também será útil para mim, pois não leva em consideração onde você faz o download.
Outra pequena mudança veio na visualização das abas sincronizadas, tão sutil que a princípio não vi diferença. No 6.8 já podemos ver as abas sincronizadas com outros dispositivos no painel “Janela”, mas no 6.9 veremos informações mais detalhadas, incluindo abas fixadas e pilhas.
O restante dos novos recursos são correções de bugs e melhorias de desempenho. O correio e o calendário ficaram com cerca de 40 patches, e aproveitaram o lançamento do Vivaldi 6.9 para consertar um pouco de tudo.
Existem alguns novos recursos no bloqueador, e como o assunto está surgindo, e à medida que nos aproximamos de um futuro em que o Manifest v3 carregará muitas extensões, acho que você deve começar a pensar no bloqueador Vivaldi.
É bom, ninguém nega, mas se fizermos a odiosa comparação com o Brave, o navegador do leão nos permite criar regras com nosso próprio seletor – baseado no uBlock’s -, algo muito útil.
Seria bom se adicionassem algo assim no Vivaldi, e também algo para eliminar elementos sem criar a regra. Se tudo estivesse sincronizado na nuvem, seria perfeito.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 6.9 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desses tutoriais:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux via Flatpak
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux