Foi lançado o navegador Vivaldi 6.8 com o Mail 2.0 com várias melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.8.
Novidades do Vivaldi 6.8
Na quarta versão do Vivaldi acrescentaram uma opção que nos permitia consultar a nossa correspondência digital sem ter que passar pelo seu site, e as melhorias que esta edição traz são grandes o suficiente para já falarem da segunda versão da função.
O Mail 2.0 modifica bastante a experiência do usuário. A primeira coisa é que incluíram a pré-busca, que baixa parte do e-mail e permite ver, além do título, várias linhas de seu conteúdo.
No Vivaldi 6.8, por padrão fará isso nos emails dos últimos 30 dias, período que pode ser alterado, obviamente. Além disso, pode ser uma boa ideia se a equipe tiver poucos recursos, pois eliminaremos parte da carga.
Outro benefício dessa pré-busca é que ela nos permitirá pesquisar e-mails que ainda não abrimos. Suponha que temos milhares em nossa caixa de correio, sabemos que há algo específico, mas ainda não o abrimos. A pré-busca também nos permite encontrar esses e-mails.
O que mais me chama a atenção no Mail 2.0 do Vivaldi 6.8 é a resposta rápida. Agora, quando quisermos responder a um email, podemos fazê-lo a partir daquele que recebemos, numa janela que se parece com uma caixa de texto de chat.
Este recurso poderia ser melhorado permitindo que assinaturas fossem adicionadas a essas respostas. Como se tudo isso não bastasse, eles também adicionaram ações de desfazer. ações que poderiam nos causar problemas.
Das outras novidades presentes no Vivaldi 6.8, temos:
- Nas abas agora mostra o consumo de memória junto com o restante das informações que já mostrava antes.
- Nova animação no botão “Fazer uma pausa” que simula respiração guiada.
- Comando rápido para espaços de trabalho que permite criar um espaço de trabalho selecionando várias abas, abrindo a janela ( F2ou Ctrl+ Epor padrão) e digitando “Criar novo espaço de trabalho” (a frase pode variar).
- Nova opção que permite alternar para uma guia existente se você digitar algo que corresponda a ela na barra de URL.
- Capacidade de importar extensões do Chrome.
- Melhorias no bloqueador integrado.
- Novas línguas: georgiano e cingalês, totalizando 55.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desses tutoriais:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux via Flatpak
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux