Foi lançado o navegador Vivaldi 6.6 com várias melhorias e novos recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.6.
Novidades do Vivaldi 6.6
Você é um usuário Vivaldi que possui vários painéis web que acha que poderia fazer mais? Você está no meu time.
Em algumas ocasiões, usando alguns painéis achei que eram um pouco idiotas, e por um motivo: são como pequenos aplicativos que o que oferecem é como uma janela menor do navegador, mas não se comportavam como nativos porque eles não eram compatíveis com as extensões.
Vivaldi 6.6, lançado recentemente, nos fez falar sobre isso no passado.
Suponha que estamos ouvindo Spotify, YouTube ou qualquer serviço que permita isso no painel, e queremos usar uma das muitas extensões que adicionam um equalizador.
Até agora, a única maneira de fazer isso com o navegador nomeado pelo compositor era em uma janela normal, mas o Vivaldi 6.6 move isso para o painel lateral. É apenas um exemplo; As possibilidades são tantas quantas extensões para o mecanismo Chromium.
A nova versão demorou mais para esperar do que a maioria de nós gostaria, mas a espera valeu a pena.
Continuando com os dashboards da web, a empresa de Jon Stephenson von Tetzchner, embora para ser justo devesse dizer “apenas” que é seu CEO, sabe que usamos os dashboards de muito mais maneiras do que eles poderiam ter imaginado desde o início, então eles foram atualizados com controles de navegação dentro dele.
Se este navegador se destaca por algo, além de oferecer muitas e variadas opções, é por deixar todo o controle nas mãos de seus usuários e por nos proteger de grandes empresas de tecnologia com opções de privacidade.
O Vivaldi 6.6 possui uma nova seção nas opções de Privacidade e Segurança para controlar as permissões do site. Podemos fazer ajustes globais ou filtrar por sites. Anteriormente, isso estava no ícone de cadeado/Configurações do site, mas agora está presente na roda dentada:
Temas claros e escuros, independentemente do tema do navegador
Vivaldi 6.6 possui uma nova opção que nos permite escolher se queremos que as páginas sejam vistas no tema claro, escuro ou automático. Isso permite que se você quiser que o tema do navegador seja claro e as páginas sejam exibidas no escuro ou vice-versa.
Além do mais, se escolhermos o tema escuro, esta atualização tem algo nativo que faz algo semelhante ao Dark Reader, uma extensão que tenta forçar o tema escuro mesmo que ele não exista em um site.
O cliente de e-mail Vivaldi é um recurso útil que nos impede de abrir um aplicativo separado ou várias janelas do navegador para verificar nossos e-mails.
A nova versão melhorou em um dos pontos onde poderia fazê-lo: as pesquisas. Na parte superior, ao lado da caixa de pesquisa, existem filtros que separam qualquer parte, as seções De/Para/Cc/Assunto e o corpo.
Isso evita que ele pesquise termos em seções onde sabemos que não existem ou não queremos pesquisar e os encontrará apenas onde estivermos mais interessados.
As notas de Vivaldi provavelmente não está no mesmo nível de alguns editores projetados para isso, mas tem seus méritos.
Uma das reclamações com o navegador de notas era que ele não permitia abrir ou exportar as notas, mas o Vivaldi 6.6 adicionou uma opção que fez com que essas críticas não envelhecessem muito bem. Além das notas, as listas de leitura também podem ser importadas/exportadas.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desses tutoriais:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux via Flatpak
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux