Foi lançado o navegador Vivaldi 6.5 regras nos espaços de trabalho, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.5.
Novidades do Vivaldi 6.5
Vivaldi 6.5, que chegou seis semanas após a v6.4 e inclui algumas novidades para que os usuários que gostam de ter muitas abas abertas possam se organizar melhor: um novo painel de sessão e regras nos espaços de trabalho.
São duas novidades que chegam separadamente, mas se forem combinadas entre si e com funções que já existiam, como pilhas de abas, se houver má organização não pode mais ser culpa do navegador.
O painel de sessões aparece no painel lateral onde também residem notas, histórico ou e-mail (se ativado). Segundo Jon von Tetzchner, tem sido uma novidade muito procurada e permite salvar sessões para recuperá-las posteriormente.
É uma forma de não ter um momento (ou vários) ou tarefa aberta se não for necessário; Agora ele pode ser salvo como uma sessão e estará disponível para restauração sempre que precisarmos.
As regras do espaço de trabalho podem ser muito úteis. Eles permitem, por exemplo, que alguém que escreve um blog, como servidor, sempre abra alguns links na área de trabalho para publicar artigos.
Vamos imaginar que, se é isso que eu quero, o que contém “vivaldi.com” e “edivaldobrito.com.br” (sujestivo, né?) está sempre aberto na área de trabalho “blogs”.
Quando uma nova versão do Vivaldi for lançada e você abrir o seu site e o nosso para escrever o artigo, os links abrirão diretamente no seu espaço de trabalho.
Ou agora que é Natal e há lojas como a Epic que oferecem jogos grátis, se alguém compartilhar o link no Telegram, podemos clicar nele e, se já indicamos anteriormente que os links da Epic abrem no espaço “Jogos”, nós Ele abrirá o link lá.
Certamente você pode pensar em exemplos melhores e, sim, funciona para isso.
A partir do Vivaldi 6.5, todo o histórico de navegação será sincronizado, para que possamos acessá-lo em qualquer computador ou dispositivo móvel que utilize o navegador do famoso compositor clássico. Ele fará isso criptografando-o para maior segurança e privacidade.
A sincronização também foi melhorada e as guias sincronizadas podem ser acessadas na barra de endereço.
Por fim, as notas já permitiam pegar um texto e criar uma nova nota com ele. Agora existe a opção de adicionar a seleção a uma nota existente.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux