Vivaldi 6.4 lançado com controle de volume ao Pop-Out, e mais

Foi lançado o navegador Vivaldi 6.4 com controle de volume ao Pop-Out, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.

Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).

Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.

O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis ​​e poderosos que existem.

E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 6.4.

Novidades do Vivaldi 6.4

Vivaldi 6.4 lançado com controle de volume ao Pop-Out, e mais

Sim. O Vivaldi 6.4 que chegou hoje é uma atualização que, no que diz respeito a este navegador, poderíamos dizer que é discreta ou transitória.

O seu CEO, Jon von Tetzchner, destacou acima de tudo algo que nada tem a ver com esta versão: que agora pode ser usada onde quer que estejamos.

Não importa se estamos usando um computador com Windows, macOS ou Linux, se estamos usando um Raspberry Pi ou um dispositivo móvel, mesmo iOS/iPadOS, ou um carro. É, ele está em toda parte.

Vivaldi 6.4 lançado com controle de volume ao Pop-Out, e mais

Aliás, a versão para aparelhos Apple é a culpada pela falta da v6.3: erraram na numeração e passaram da v6.2 para esta.

Mas como acabamos de dizer, isso não é novidade no Vivaldi 6.4. Continuando na mesma linha, Jon insiste que todos os dados serão sincronizados entre todos os nossos dispositivos, e isso será feito com segurança.

Quando passamos para a seção de novidades, muito pouco se destaca, a começar por algo que a comunidade solicitou: o Pop-Out agora tem um controle deslizante para controlar o volume, e na seção de vídeos noto algumas ausências.

Se no Chrome, Brave e outros navegadores baseados em Chromium formos, por exemplo, ao YouTube e clicarmos duas vezes com o botão direito (o primeiro traz as opções nativas do serviço), veremos uma opção que diz “Copiar quadro”.

Pode parecer sem importância, mas para muitos, que às vezes acha útil capturar um vídeo, é confortável e não me obriga a fazer malabarismos para obter a captura certa que preciso sem ter que sair dos controles de vídeo.

Por outro lado, e continuo falando como usuário, gosto que o Picture-in-Picture do Firefox permita colocar o vídeo em tela inteira.

A uma proposta neste sentido, um embaixador de Vivaldi respondeu que não entendia porquê, que o significado deste tipo de vídeos flutuantes é precisamente este, que flutuam, mas já vi tutoriais no Firefox num monitor grande e, mais uma vez, o Picture-in-Picture me permite controlar a ação sem ser incomodado pela barra de controle, que mesmo quando faço uma pausa, costuma mostrar cards de outros vídeos que cobrem o que desejo ver.

Isso não acontece no player “alternativo” do Firefox.

As outras novidades mais notáveis ​​​​que chegaram com o Vivaldi 6.4 estão no calendário, que agora terá modelos para eventos repetitivos.

Podemos criar janelas mais simples ou mais complexas dependendo do que precisamos, e isso não é ruim porque a padrão, pelo menos para meu uso geral, tem muitas opções.

Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

O Vivaldi 6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.

Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.

Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile