Foi lançado o navegador Vivaldi 5 com temas compartilháveis, painel de tradução, e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem e, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 5.0.
Novidades do Vivaldi 5
O Vivaldi 5.0 inclui algumas adições interessantes (que abordarei em um momento), mas a verdadeira festa está acontecendo no Android. Vivaldi para Android 5.0 apresenta uma espécie de primeiro: uma barra de guias de duas camadas (!).
É um recurso que Vivaldi diz que “nenhum outro navegador móvel oferece”. E, para ser honesto, entendo o porquê: as telas de dispositivos móveis são muito pequenas. Exibir duas fileiras inteiras de guias é… excessivo.
Mas então, fazer o que outros navegadores não fazem é a razão de ser de Vivaldi, não é? Opções Escolhas. Coisas que você é livre para não usar, mas estão lá para quem quiser.
No lado da área de trabalho, Vivaldi 5.0 permite criar, personalizar e compartilhar temas do navegador. A equipe diz que esta é uma “ótima maneira de desbloquear possibilidades ilimitadas de se expressar, todos os dias”, se você quiser.
Os recursos de temas são muito mais ricos do que em outros navegadores e, ao contrário do conjunto recente do Firefox 94, essas cores não expiram!
Um novo painel de tradução também é introduzido no Vivaldi 5.0. Ele se baseia nas ferramentas de tradução voltadas para a privacidade que o navegador lançou no início deste ano.
Ideal para o aprendizado de idiomas, o novo painel facilita a tradução automática de trechos de texto (em vez da página inteira) sem a necessidade de copiar/colar coisas em outras guias ou caixas de entrada.
Algumas coisas interessantes sobre o Vivaldi: é um dos poucos navegadores que sai de seu caminho para fornecer uma boa construção ARM do Linux; agora oferece um cliente de e-mail, processador de texto e gerenciador de rotina integrado; e um esquema de cores do navegador inspirado no Ubuntu (“Humano”) está disponível pronto para uso.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 5 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux