Foi lançado o navegador Vivaldi 5.6 com suporte à fixação de grupos de guias, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 5.6.
Novidades do Vivaldi 5.6
Acostumado com Jon von Tetzchner iniciando seus artigos sobre seu navegador com um novo recurso notável como o painel de tarefas da versão anterior, seu artigo sobre o lançamento do Vivaldi 5.6 pode parecer um pouco estranho.
Boa parte dele foi dedicado ao Mastodon, a rede social que está na moda desde que Elon Musk comprou o Twitter.
O Vivaldi o apoia por ser open source, entre outras coisas, mas não acho que a inclusão de um painel para uma rede social seja algo para abrir a notícia de um novo lançamento.
Para muitas pessoas, essa coisa de mastodonte tem importância “zero-vírgula”. Mas, a partir de agora aparecerá o painel adicionado para ver as novidades do projeto.
E acontece que o Vivaldi tem um servidor próprio que pode ser acessado com uma conta do Vivaldi Social, muito diferente do que fizeram outros projetos que se limitaram a abrir um servidor, e às vezes nem isso.
Deixando isso de lado, passamos ao que realmente importa, que são as demais novidades presentes no Vivaldi 5.6:
- Capacidade de fixar pilhas de guias. Até agora, você só podia fixar guias individuais.
- Página de configurações aprimorada. A partir do 5.6 terá um desenho retocado que ficará especialmente perceptível nas cores do lado esquerdo.
- Capacidade de misturar botões do painel com painéis da web, mover extensões para a barra do painel, mover configurações para outra barra e muito mais. Até eu atualizar não sei como isso vai funcionar, mas só preciso poder reordenar os painéis da web, e parece que será possível.
- Novo motor de busca You.com. Tem suas luzes e suas sombras. É um buscador privado, mas li que no momento dá problemas com o registro, que pede coisas que preocupam.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 5.6 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux