Foi lançado o navegador Vivaldi 5.3 com novas opções de personalização, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 5.3.
Novidades do Vivaldi 5.3
O CEO da Vivaldi publicou a nota de novidades do Vivaldi 5.3 e acrescentou em sua manchete que as barras de ferramentas são editáveis.
“Anteriormente, introduzimos um modo de personalização parcial da barra de ferramentas , que permite configurar as barras de ferramentas para atender às suas necessidades de navegação. Mas isso era apenas a ponta do iceberg, pois não incluía todos os componentes da barra de ferramentas e se limitava a reposicionar botões na interface do usuário.
Agora, você tem controle total dos layouts da sua barra de ferramentas com as Barras de Ferramentas Editáveis.
Fornecer a um navegador a máxima liberdade e flexibilidade está no centro do que fazemos. E nossas novas Barras de Ferramentas Editáveis permitirão que você crie uma experiência de navegador nova e verdadeiramente única.
Para começar com esta adição ardente, basta clicar com o botão direito do mouse na Barra de Ferramentas e entrar no modo de edição da barra de ferramentas, Editar > Personalizar Barra de Ferramentas . Ou você pode acessar via View > Customize Toolbar no menu principal.”
Agora, clicando com o botão direito do mouse na barra superior ou inferior, podemos adicionar novas opções, como ícones com os quais iniciaremos comandos rápidos.
Dito isso, esses são os destaques do Vivaldi 5.3:
- Os painéis superior e inferior são editáveis, para que possamos adicionar/remover opções. Para personalizá-los, basta clicar com o botão direito do mouse em um deles e escolher “Editar”. Novos elementos são adicionados arrastando e soltando.
- Nova opção para restaurar as configurações padrão.
- Agora, os motores de busca estão sincronizados entre todos os dispositivos, algo que para mim é tarde, pois tive muitas adições antes de trocar o disco rígido para o meu laptop e… bem, antes tarde do que nunca; Isso não vai acontecer comigo novamente graças à nova opção.
- Base Chromium 102.0.5005.72
- Muitas outras novidades, entre as quais encontramos um grande número para correio e calendário. Deve-se notar que eles ainda estão marcados como “beta”.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 5.3 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para usuários do Linux, aqueles em uma distribuição que adiciona o repositório após a primeira instalação já devem tê-lo aguardando no centro de software.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux