Foi lançado o navegador Vivaldi 5.2 com abas deslizantes, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 5.2.
Novidades do Vivaldi 5.2
O Vivaldi sempre introduziu novidades que chamam a atenção, ou isso ou são melhores em apresentá-las, e no Vivaldi 5.2 voltou a acontecer. Lançado há algumas horas, ele reintroduziu algo interessante, pelo menos para quem também o usa no Android.
A lista de leitura, também conhecida como “ler depois”, já estava disponível há algum tempo, mas tínhamos que tê-la na área onde também são exibidas as extensões.
O Vivaldi tem um painel famoso de onde podemos acessar algo como aplicativos da web, tradutor, calendário, e-mail… e a partir de agora também podemos acessar a lista de leitura.
O melhor é que, se for usado no Android, tudo será sincronizado e as coisas melhorarão se levarmos em conta que também podemos ter notas em todos os lugares (exceto em um celular da Apple).
Dito isso, esses são os destaques do Vivaldi 5.2:
- Lista de leitura no painel. O melhor disso, sem dúvida, é que agora também sincroniza com o Android. A Lista de Leitura também melhorou no gerenciamento da lista, pois agora pode ser facilmente pesquisada e filtrada e classificada e organizada com eficiência.
- Desde o Vivaldi 5.2, as informações de estatísticas de privacidade agora são exibidas em tempo real (tenho quase 200 rastreadores bloqueados do Google nos 20min que tenho o PC conectado à internet).
- Qwant está de volta como um motor de busca opcional. Este é um motor francês projetado com privacidade em mente.
- As guias agora arrastam melhor e tudo parece mais natural e intuitivo.
- Leitor de e-mail, calendário e feed RSS aprimorado.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 5.2 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux