Foi lançado o navegador Vivaldi 5.1 com abas deslizantes, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem.
E, agora, uma nova atualização para o navegador está disponível, o Vivaldi 5.1.
Novidades do Vivaldi 5.1
O Vivaldi 5.1, a versão que sucede a lançada no início de dezembro.
A conta oficial do navegador no Twitter anunciou esta versão destacando dois recursos.
Abas deslizantes no Vivaldi
A primeira novidade no Vivaldi 5.1 é que agora as abas podem deslizar. É algo que não será muito útil pela forma como alguns trabalham, mas será para quem gosta de ter dezenas de abas abertas ao mesmo tempo.
Com nossas novas abas roláveis, você pode ter mais abas abertas sem que elas encolham.
Navegue pelas guias rolando o mouse ou usando as setas à esquerda e à direita das guias. Isso é apenas para abas na parte superior e inferior, as abas nas laterais sempre foram roláveis no Vivaldi.
Outra maneira de visualizar suas guias no Vivaldi 5.1 é pressionar longamente as setas para obter uma lista completa de suas guias.
Lista de Leitura no Vivaldi
Manter-se atualizado com todas as grandes histórias por aí é um trabalho sério. É aqui que a Lista de Leitura do Vivaldi 5.1 o ajudará a salvar (e acompanhar facilmente) páginas para ler mais tarde.
Com esta última adição, construir seu banco de histórias é tão fácil quanto marcar como favorito.
Outra vantagem: como a Lista de Leitura está integrada, você pode usá-la imediatamente – sem necessidade de inscrição no serviço.
O novo recurso é facilmente configurável em Configurações → Barra de endereços → Lista de leitura.
Uma vez ativado, selecione a guia que deseja salvar em sua lista de leitura clicando no ícone do livro na extremidade direita da barra de endereços.
Você encontrará um pequeno menu pop-up onde poderá escolher Adicionar página atual à lista de leitura. Ele também mantém o estado lido/não lido de uma página, portanto, é mais fácil descartar páginas que já foram lidas.
Outra maneira de adicionar mais páginas à sua lista de leitura é por meio de comandos rápidos – “Adicionar página à lista de leitura”, atalhos de teclado atribuídos e gestos do mouse.
Painel de configurações rápidas da página inicial
O Vivaldi não o restringe a páginas iniciais simples com funcionalidade limitada e design chato. Você já pode personalizar sua página inicial ajustando e ajustando sua aparência em Configurações.
Mas agora no Vivaldi 5.1 ele facilita muito com um Painel de Configuração Rápida, bem no ponto de entrada da própria Página Inicial.
Prepare-se para mergulhar em uma infinidade de opções desde o início. Simplesmente, clique no botão Configurações no canto superior direito e encontre as configurações mais comuns relacionadas à Página inicial.
Desde a escolha de imagens de fundo das opções padrão até a escolha de seus favoritos em nossa recém-introduzida Galeria de Temas Vivaldi, ou desde a remoção do campo de pesquisa até a alteração da aparência de seus Speed Dials – cada página inicial pode ser exclusivamente sua.
E, abaixo você tem a lista das novidades mais marcantes que chegaram junto com o Vivaldi 5.1.
- Abas deslizantes. As guias que não estão visíveis também podem ser vistas com um clique longo nas setas. Tudo isso é visto em um vídeo publicado na nota deste release.
- Lista de leitura, ou opção para ler mais tarde. Assim como o calendário ou o feed RSS, ele é integrado ao navegador, sem extensões. Para que o botão apareça, você deve ativá-lo nas configurações.
- A página inicial tem configurações rápidas (captura de tela do cabeçalho).
- Muitos pequenos ajustes e melhorias para e-mail, calendário, feeds, temas, guias e um pouco de tudo.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 5.1 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux