Foi lançado o navegador Vivaldi 4 com tradução, e-mail, calendário e leitor de feeds. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
O Vivaldi está entre os navegadores baseados em Chromium mais personalizáveis e poderosos que existem e, agora, a empresa está lançando o Vivaldi 4,
Novidades do Vivaldi 4
Desde que foi lançado em 2015, o navegador Vivaldi foi projetado para usuários avançados graças a uma ênfase em recursos como atalhos de teclado, uma interface de usuário altamente personalizável e um fluxo constante de novos recursos que foram lançados ao longo dos anos.
Agora o Vivaldi 4.0 está aqui e inclui um monte de novos recursos, incluindo um cliente de e-mail integrado, um RSS Feed Reader e um calendário integrado.
Essa nova versão do navegador web também inclui suporte integrado para traduzir páginas da web de um idioma para outro sem enviar dados ao Google ou à Microsoft.
O Vivaldi Translate usa tecnologia de tradução automática da Lingvanex, hospedada nos servidores da Vivaldi. Vivaldi diz que é uma alternativa amigável ao Google Translate ou Bing Translate, porque Vivaldi não rastreia dados do usuário.
E embora você ainda tenha que acreditar na palavra da empresa quanto a isso, o fato de o navegador também ter suporte integrado para bloqueio de anúncios e rastreadores sugere que eles não estão realmente interessados nos mesmos fluxos de receita que outras empresas de internet.
Em vez disso, o Vivaldi ganha a maior parte de seu dinheiro com acordos com mecanismos de pesquisa e outros sites para pré-carregar favoritos e mecanismos de pesquisa.
De qualquer forma, o Vivaldi Translate parece funcionar da mesma forma que o Google Translate para Chrome. Visite como site em um idioma diferente do padrão do seu navegador e você verá uma mensagem perguntando se deseja traduzi-lo. Caso contrário, clicar no ícone de tradução na barra de localização deve abrir o prompt.
Você pode optar por traduzir a página agora ou marcar uma caixa para sempre traduzir as páginas no mesmo idioma que você está visitando agora.
O novo recurso de tradução também funciona em dispositivos Android, onde pode ser ativado a partir do Menu Vivaldi.
O novo recurso Vivaldi Mail Beta embutido no navegador é executado localmente em seu computador, assim como o Outlook ou Thunderbird. E inclui recursos como suporte para adicionar várias contas de e-mail, uma interface de usuário personalizável com suporte para guias e um banco de dados que permite pesquisar seus e-mails mesmo quando estiver offline (se as mensagens foram baixadas para o seu dispositivo).
O Leitor de Feeds de Vivaldi permite que você se inscreva em feeds RSS e gerencie-os da mesma forma que gerencia seu e-mail.
Visite uma página web para obter um feed RSS e você verá um grande botão Inscrever-se na parte superior da página. Ou você pode simplesmente abrir o Leitor de Feed na barra lateral e adicionar links manualmente.
Você pode usar o leitor para escanear rapidamente as manchetes de sites de notícias, blogs e outras fontes, incluindo canais do YouTube ou até mesmo podcasts.
Vivaldi Calender Beta permite que você visualize seus próximos compromissos em uma guia do navegador ou um painel da web que desliza para fora da lateral da tela.
E você pode definir sua agenda para apenas local, sincronizar com os servidores de Vivaldi ou adicionar uma agenda do Google, CalDAV ou outras agendas da web.
Há também um gerenciador de tarefas que permite criar e gerenciar tarefas que aparecem na visualização Agenda do calendário.
Todos esses novos recursos são desenvolvidos com base no já versátil navegador da Web de Vivaldi, que oferece suporte a temas, notas, guias do navegador que podem estar localizadas na parte superior, inferior ou nas laterais da tela e outros recursos interessantes, como a capacidade de definir padrões diferentes mecanismos de pesquisa, dependendo se você está usando uma guia normal ou particular do navegador.
Sob o capô, Vivaldi está usando o mesmo mecanismo de renderização do navegador Chrome do Google, assim como a maioria dos outros navegadores populares atualmente.
Mas os fabricantes desse navegador fizeram mais do que a maioria para criar um conjunto de recursos que realmente diferencia seu navegador do Google.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar
O Vivaldi 4 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux