Vivaldi 4.1 lançado com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais

Foi lançado o navegador Vivaldi 4.1 com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.

Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. E como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.

Mas, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).

Acontece que a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.

A maioria dos navegadores modernos é projetada com ênfase na simplicidade, uma vez que o navegador em si geralmente fica em segundo plano em relação aos sites que você está visitando.

Mas o Vivaldi é um navegador da web projetado para pessoas que desejam personalizar sua experiência de navegação e/ou fazer mais. E os desenvolvedores continuam adicionando mais recursos voltados para usuários avançados.

Os dois exemplos mais recentes? Accordion Tabs e Command Chains, que fazem sua estreia hoje com o lançamento do Vivaldi 4.1.

Novidades do Vivaldi 4.1

Vivaldi 4.1 lançado com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais
Vivaldi 4.1 lançado com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais

O recurso Accordion Tabs (Guias de acordeão) é um novo estilo de gerenciamento de guias do navegador Vivaldi 4.1. Quando esta opção é selecionada, você pode agrupar um conjunto de guias do navegador de uma forma que permita expandir essas guias com o clique de um botão ou reduzi-las ao espaço de uma única guia com outro clique (como os grupos de abas do Chrome?).

Em outras palavras, eles se expandem e contraem como um acordeão, embora provavelmente façam menos ruído (a menos que você se esqueça de silenciar uma guia com mídia de reprodução automática).

As guias de acordeão são um recurso opcional para as pilhas de guias.

Se preferir, você pode continuar a usar grupos compactos ou de dois níveis (que expandem todas as guias em outra linha quando você clica em uma pilha).

A nova funcionalidade Command Chains (Cadeias de Comando) do Vivaldi 4.1 permite que você execute vários comandos, um após o outro.

Você pode criar comandos personalizados para, por exemplo, abrir um conjunto de sites e, em seguida, alterná-los para exibição lado a lado/tela dividida para que possa ver várias páginas ao mesmo tempo.

Vivaldi 4.1 lançado com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais
Vivaldi 4.1 lançado com Accordion Tabs e Command Chains, e muito mais

Os usuários podem criar cadeias personalizadas a partir de mais de 200 comandos do navegador e, em seguida, acionar uma cadeia usando atalhos de teclado atribuídos.

É o tipo de recurso que eu suspeito que a maioria das pessoas nunca usará…, mas que pode economizar muito tempo para as pessoas que dedicam tempo para configurar cadeias para sites visitados com frequência e/ou comandos usados ​​com frequência.

Por exemplo, eu geralmente visito cerca de 15-20 sites ao fazer as postagens do Blog do valdo. Com o Command Chains, eu poderia abri-los todos com um único toque de tecla e organizá-los na tela.

Outras mudanças no Vivaldi 4.1 incluem um contador de minutos no Reader View, que sugere quanto tempo levará para ler o conteúdo, e atualizações silenciosas que podem ser baixadas e instaladas em segundo plano sem a necessidade de intervenção do usuário (exceto reiniciar o navegador ocasionalmente).

Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.

Como instalar

O Vivaldi 4.1 agora deve estar disponível na Play Store, mas você pode baixá-lo do APK Mirror se preferir.

Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.