Foi lançado o navegador Vivaldi 2.4 com personalização da barra de ferramentas e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
- Como instalar o navegador Falkon no Linux via Snap
- Como instalar o navegador Falkon no Linux (antigo QupZilla)
- Como instalar o navegador Midori no Linux via Snap
Vivaldi é um excelente navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. Como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Mas ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas (opinião de quem usa diariamente).
Mas a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
Novidades do Vivaldi 2.4
Vivaldi 2.4 traz um novo nível de personalização nas barras de ferramentas, uma funcionalidade única que permite aos usuários mover ou ocultar os botões com facilidade entre as barras de ferramentas selecionadas.
Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi disse o seguinte:
“Nosso objetivo sempre foi tornar o Vivaldi o navegador mais personalizável disponível. A atualização de hoje é outro grande passo nessa direção para que os usuários possam fazer mais com menos esforço, da maneira mais intuitiva e criativa possível.”
Agora o usuário literalmente pode construir sua própria interface, algo que nenhum browser oferece.
No novo Vivaldi, os usuários podem configurar as barras de ferramentas com base em suas necessidades diárias de navegação e obter acesso fácil e imediato às funções usadas com mais frequência.
O Vivaldi 2.4 também oferece aos usuários novas maneiras de gerenciar e acessar seus favoritos, desfrutar de vários perfis de usuário e permitir que eles façam cálculos simples com sua nova calculadora incorporada.
Vivaldi acrescenta maneiras mais úteis de gerenciar e acessar os favoritos que os usuários apreciarão.
Agora os usuários podem criar vários ‘usuários’ sem fazer login em uma conta de usuário do sistema operacional diferente, ou a necessidade de manter várias instalações independentes do Vivaldi.
Cada perfil armazenará um conjunto separado de extensões, marcadores, Discagens rápidas, cookies, histórico, etc. Os usuários também podem configurar o navegador para se comportarem de maneira diferente por perfil.
Depois que uma lista de perfis é definida (por exemplo, “Trabalho”, “Casa”, “Crianças”, etc), os usuários podem personalizar cada um deles da maneira que quiserem, incluindo a personalização de Temas e Barra de Ferramentas.
Os usuários podem até configurar a maneira como controlam o navegador por perfil (por exemplo, usando diferentes gestos do mouse ou atalhos de teclado entre perfis).
Alternar entre perfis é tão fácil quanto clicar no botão Perfis à direita da Barra de Endereços.
Ao clicar nele, diferentes perfis configurados podem ser acessados. Os usuários também podem abrir o gerenciador de perfis para configurar novos.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Vivaldi
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux
O que está sendo falado no blog
- Flatpak 1.2.4 lançado para resolver um problema de segurança
- Qt Creator 4.9 RC lançado com o suporte a Language Server Protocol
- Vivaldi 2.4 lançado com personalização da barra de ferramentas
- Valve lançou o Proton 4.2 baseado no novo WINE mais DXVK 1.0.1
- Proxmox 5.2 Mail Gateway lançado – Confira as novidades e baixe
- UBports continua trabalhando no suporte ao Unity 8 e ao Mir