Foi lançado o navegador Vivaldi 2.11 com novos controles Picture-in-Picture, melhora na acessibilidade e nos temas, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
O Vivaldi é um incrível navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, e criado pelo fundador do Opera. Como ele é um navegador baseado no Chrome, você pode usar as mesmas extensões que o navegador do Google.
Só que, ao contrário do Chrome e de outros navegadores, ele faz melhor uso da memória do equipamento e não consome tanta RAM quando várias abas são abertas.
Mas a força do Vivaldi reside nas suas características e personalização. Isso é refletido na configuração, onde não apenas a aparência do navegador pode ser alterada, mas também o design de seus elementos, entre muitas outras coisas.
Agora, a Vivaldi Technologies anunciou uma nova versão do seu navegador Web baseado no Chromium para plataformas Linux, macOS e Windows, o Vivaldi 2.11. Sob o capô, essa versão é baseada no navegador Chromium 80.0.3987.88.
Novidades do Vivaldi 2.11
O Vivaldi 2.11 é o primeiro lançamento desse popular navegador web para usuários avançados na nova década. Não é uma atualização maciça, mas traz algumas melhorias interessantes para tornar suas sessões de navegação mais agradáveis.
Sobre as mlhorias dessa versão, Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi, disse o seguinte:
“Na Vivaldi, estamos constantemente reinventando a maneira como nossos usuários interagem com a Web. E com muito mais em bigorna este ano, continuaremos melhorando cada parte do navegador e adicionando funcionalidades mais úteis.”
Para iniciantes, agora é muito mais fácil assistir a vídeos de seus sites favoritos em uma janela flutuante, redimensionável e móvel. Tudo o que você precisa fazer para ativar o recurso de vídeo pop-out do navegador (Picture-in-Picture) é clicar em um pequeno ícone da caixa de vídeo no centro do vídeo.
Além disso, o recurso de vídeo pop-out agora exibirá os botões de avançar e voltar para permitir que os usuários pulem faixas ou naveguem para um vídeo anterior.
Mas o Picture-in-Picture não é a única coisa aprimorada no Vivaldi 2.11, que também atualiza os temas padrão para seguir o tema padrão do sistema.
Dessa forma, se você estiver usando um tema sombrio no sistema operacional, o Vivaldi corresponderá a esse tema (seja escuro ou claro). Muito provavelmente, esse recurso não funcionará no Linux, mas apenas por enquanto.
Outra coisa interessante incluída nesta versão é um recurso exclusivo de acessibilidade que permite que os usuários se concentrem entre vários elementos da interface do usuário e páginas ativas usando as teclas F6 e Shift + F6.
Também há uma melhor transmissão de guias em tela cheia que agora se ajusta automaticamente para caber na janela atual e nas ferramentas atualizadas para desenvolvedores web.
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
Como instalar ou atualizar o Vivaldi 2.11
Para instalar o Vivaldi no Linux, siga as instruções desse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux