A Vivaldi Technologies lançou o Vivaldi 1.13 com melhor gerenciamento de abas, desempenho, além de outros recursos. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar o Vivaldi no Linux.
- Como instalar o navegador Oku no Linux via Flatpak
- Como ativar a aceleração por hardware no Chrome/Chromium
- Como instalar o Google Chrome no Fedora e derivados
- Linkwarden 2.8 lançado com sincronização do navegador, e mais
- Como instalar o navegador Firefox no Linux via AppImage
Para aqueles que ainda não conhecem, Vivaldi é um navegador de internet de código aberto baseado no Chromium, que foi criado pelo fundador do Opera.
O programa possui suporte para extensões do Chrome, o que o torna uma opção a ser considerada na hora de escolher um navegador web.
Novidades do Vivaldi 1.13
Vivaldi 1.13 apresenta o painel de janelas, um recurso que ajuda a gerenciar múltiplas abas/guias ao mesmo tempo. Ele também adiciona novos recursos de download de arquivos, e melhora o seu próprio desempenho.
O novo painel de janelas
O painel da janela atualmente funciona por janela. A equipe da Vivaldi planeja trazer ainda mais funcionalidades para esse recurso no futuro próximo.
“O painel da janela é especialmente útil para aqueles que trabalham com várias guias. Além disso, a lista mostra todas as abas sem compactar seu tamanho. É fácil pesquisar e classificar para encontrar uma guia específica “, disse o desenvolvedor Espen Sand, que lidera o trabalho no Painel de Janelas.
O novo Painel de Janelas abre uma “exibição em árvore de guias” ao lado da janela do navegador. A partir daí, os usuários podem convenientemente gerenciar guias fazendo o seguinte:
- Obtenha uma visão geral fácil de todas as abas abertas como uma lista;
- Arraste as abas para alterar seu pedido;
- Agrupe as abas por tópico para economizar espaço;
- Tile Tab Stacks para comparar várias páginas da web lado a lado;
- Hibernar abas não utilizadas ou Tab Stacks para melhor desempenho;
- Pin guia para garantir que eles sempre permanecem abertos;
- Silenciar som em guias específicas.
Nas palavras de Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi Technologies:
“A Vivaldi oferece mais opções integradas para gerenciar as abas do que qualquer outro navegador moderno. Os usuários podem escolher onde eles querem posicionar as guias; eles podem navegar até eles através do teclado; agrupe-os e assim por diante. O novo painel de janelas leva o gerenciamento de tabelas para o próximo nível”
Melhores downloads
A versão mais recente do navegador Vivaldi também traz uma série de melhorias para o download de arquivos, com base no feedback da comunidade. Os seguintes três recursos encabeçaram a lista de solicitações dos usuários do Vivaldi no fórum de discussão do navegador e foram implementados na última versão:
Debaixo do capô
Outra adição ao Vivaldi 1.13 é a reescrita do código de manipulação de janela. Parte do trabalho foi feito com base na necessidade de manutenção. No entanto, também oferece benefícios de desempenho, especialmente visíveis em hardware mais antigo e lento.
Cada vez mais recursos nativos
Ao lançar novos recursos diferenciadores, a equipe Vivaldi reitera sua filosofia de priorizar recursos nativos. Os recursos de assinatura da Vivaldi, como o agrupamento de tabulações, a ferramenta de captura de tela integrada, a capacidade de tomar notas no navegador e as infinitas opções de personalização de interface já oferecem controle contínuo aos usuários.
Em relação ao assunto, Jon von Tetzchner afirmou que:
“Estamos trabalhando arduamente para oferecer aos nossos usuários um navegador que não depende de complementos. Nosso objetivo é desenvolver mais e mais funcionalidades que são incorporadas nativamente no navegador e oferece uma experiência de navegação segura, rápida e completa”
Para saber mais sobre essa versão do Vivaldi, acesse a nota de lançamento.
Ou dê uma olhada no vídeo abaixo:
Como instalar ou atualizar o Vivaldi
Para instalar a versão mais recente do Vivaldi nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o navegador Vivaldi no Linux
Conheça melhor o Vivaldi
Para saber mais sobre esse navegador, clique nesse link.