VirtualBox 7.1 lançado com uma interface baseada em Qt 6

E foi lançado o VirtualBox 7.1 com uma interface baseada em Qt 6, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.

Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.1.

Novidades do VirtualBox 7.1

VirtualBox 7.1 lançado com uma interface baseada em Qt 6

Os destaques do VirtualBox 7.1 incluem uma GUI moderna baseada em Qt 6 que oferece uma seleção entre os níveis de usuário Básico e Experiente com funcionalidade de IU reduzida ou completa e melhor acessibilidade, suporte Wayland para compartilhamento de área de transferência em hosts e convidados Linux e um novo mecanismo NAT com suporte IPv6.

Também novo no VirtualBox 7.1 é o suporte inicial para transferência de arquivos em hosts e convidados Linux e Windows, o que requer que os Guest Additions sejam instalados, suporte para instaladores baseados em subiquity/cloud-init para instalação autônoma em distribuições Linux modernas e suporte para especificar senhas separadas para as contas de usuário e administrador (root).

Esta versão também traz virtualização ARM para máquinas virtuais Linux e BSD em hosts Apple Silicon, a capacidade de exibir e (re)anexar a um progresso de gravação (de vídeo) de uma máquina virtual, uma Oracle Cloud Infrastructure (OCI) atualizada com novas funções para clonar e redefinir instâncias de computação, bem como suporte para o painel de desempenho para exibir o uso de recursos para máquinas virtuais locais.

Além disso, o VirtualBox 7.1 apresenta um novo subcomando “mount” Guest Control para consultar os pontos de montagem de um convidado, melhora o desempenho da funcionalidade de gravação de tela em todas as plataformas suportadas, atualiza o Oracle VirtualBox Extension Pack para ajustar a licença PUEL removendo a opção de avaliação duplicada e adiciona novos certificados MS DB/KEX para máquinas virtuais recém-criadas.

Por último, mas não menos importante, o VirtualBox 7.1 atualiza a integração de desktop remoto para habilitar o suporte TLS com um certificado autoassinado, incluindo a emissão de um novo antes que o antigo expire, sempre que o usuário se esquecer de configurar o TLS com certificados personalizados, melhora a acessibilidade geral, adiciona compatibilidade com Python 3.x e melhora o módulo de suporte criptográfico no Oracle VirtualBox Extension Pack para criptografia completa de VM.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox

Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.

Sair da versão mobile