E foi lançado o VirtualBox 7.1.4 com correções de bugs, melhorias, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.1.4.
Novidades do VirtualBox 7.1.4
O VirtualBox 7.1.4 é uma versão de manutenção focada em correções de bugs e melhorias incrementais. Ela segue a grande atualização da versão 7.1, lançada em setembro, que trouxe uma interface de usuário modernizada e diversos novos recursos.
Entre as atualizações notáveis, a interface gráfica do usuário do VirtualBox agora inclui a atualização mais recente do Suporte aos idiomas nacionais para turco, indonésio e italiano, garantindo maior acessibilidade para usuários no mundo todo.
O VMSVGA, adaptador gráfico padrão do VirtualBox, também vê uma melhoria significativa. Ele agora aborda oscilações, telas pretas e outros problemas de exibição com kernels Linux recentes, resultando em uma saída gráfica mais estável para usuários Linux.
O recurso de rede NAT recebeu uma correção para restaurar estados salvos de versões anteriores (7.0.X).
Além disso, problemas com o utilitário de linha de comando “VBoxManage
” — especificamente com comandos como “list vms
” e “showvminfo
” para máquinas virtuais inacessíveis — agora foram resolvidos.
Para aqueles que usam hosts Windows, uma correção foi implementada em relação à verificação do tamanho da DLL do sistema. Anteriormente, isso causava falhas ao executar o VirtualBox no Windows 11 versão 24H2 e builds recentes do Insider Preview.
Há boas notícias para usuários Linux também, com suporte inicial para o kernel Linux 6.12 adicionado no Linux Guest Additions.
No entanto, vale a pena notar que esta versão do kernel introduz mudanças onde o KVM inicializa a virtualização ao carregar o módulo por padrão, o que pode impedir que máquinas virtuais VirtualBox sejam iniciadas.
Para evitar isso, os usuários podem adicionar o parâmetro “kvm.enable_virt_at_load=0
” à linha de comando do kernel ou descarregar o módulo KVM correspondente.
Outro novo recurso introduzido para convidados Linux/ARM é a capacidade de atualizar automaticamente os Guest Additions por meio do menu Dispositivos, facilitando para os usuários manterem seus sistemas atualizados.
Por fim, o VirtualBox 7.1.4 também abordou duas regressões da versão 7.1.0 que afetavam usuários de EFI (Extensible Firmware Interface).
O driver LsiLogic MPT SCSI ausente foi adicionado novamente, resolvendo problemas de inicialização de dispositivos conectados a este controlador, e o suporte de inicialização de rede quebrado sob EFI foi restaurado.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.