E foi lançado o VirtualBox 7.0.16 com várias correções e melhorias, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 7.0.16.
Novidades do VirtualBox 7.0.16
VirtualBox 7.0.16 é categorizada como uma versão de manutenção que visa melhorar a estabilidade geral e a compatibilidade do software em vários sistemas operacionais host e convidados.
A nova versão aborda um problema crítico com o Virtual Machine Manager (VMM), onde um erro específico conhecido como “meditação do guru” foi corrigido. Esse problema ocorreu durante a execução de convidados aninhados usando o hipervisor KVM em hosts Intel, e sua resolução marca uma melhoria significativa para usuários que aproveitam a virtualização aninhada.
Outras melhorias no VMM incluem uma correção para travamentos ocorridos em máquinas virtuais Linux executadas em alguns dos processadores AMD mais recentes. Esta atualização garante que os usuários com o hardware mais recente possam executar suas VMs sem problemas e sem interrupções.
Uma correção notável nesta versão envolve o subsistema USB, particularmente o controlador EHCI que anteriormente manipulava pacotes curtos incorretamente, melhorando assim a confiabilidade dos dispositivos USB conectados. Além disso, a funcionalidade de áudio do VirtualBox recebeu melhorias gerais, aprimorando a experiência multimídia em ambientes virtuais.
A versão também atualiza a documentação do usuário e as informações de uso do VBoxManage e do vboximg-mount, facilitando aos usuários o gerenciamento de suas máquinas virtuais e imagens de disco virtual montadas.
Para quem gerencia sistemas convidados Windows, foi corrigida uma regressão da versão 7.0 que afetava o início de processos na sessão correta do Windows, garantindo que as aplicações se comportassem conforme o esperado em um ambiente virtualizado.
Os usuários do Linux, especialmente aqueles que operam o sistema host, notarão várias correções. Isso inclui um problema de script corrigido em que o soquete IPC VBoxSVC errado foi excluído quando uma VM foi iniciada usando sudo, uma correção para falha de construção de módulos do kernel ao usar o GCC 13.2 e vários ajustes para acomodar versões recentes e futuras do kernel Linux.
Esses ajustes incluem suporte inicial adicionado para o kernel Linux 6.9 e uma correção para um aviso introduzido no kernel 6.6.
Além disso, o VirtualBox 7.0.16 agora oferece uma opção para hosts e convidados Linux impedirem o carregamento automático de determinados módulos do kernel durante a inicialização do sistema, o que pode melhorar a segurança e o desempenho.
Os usuários de Mac também se beneficiam desta atualização, que inclui uma correção para problemas de desempenho causados pelo recurso App Nap do macOS, que anteriormente poderia degradar o desempenho de VMs em execução.
No entanto, as melhorias não se limitam aos usuários de Linux e macOS; O Windows Guest Additions também recebeu melhorias, principalmente na área gráfica, que é crucial para aqueles que exigem desempenho visual robusto de suas máquinas virtuais.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.