Foi lançado o Virtualbox 6 com novos e importantes recursos e correções. Confira as novidades e veja com instalar no Linux.
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
- Como instalar o Emulador Nintendo 64 m64p no Linux via Flatpak
VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle, que pode ser utilizado por usuários empresariais e domésticos.
Esse virtualizador roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados, incluindo mas não limitado ao Windows (NT 4.0, 2000, XP, Server 2003, Vista, Windows 7, Windows 8 ou superior), DOS/Windows 3.x, Linux (séries 2.4, 2.6 e 3.x), Solaris e OpenSolaris, OS/2 e OpenBSD.
Novidades do Virtualbox 6
Vários meses em desenvolvimento, o VirtualBox 6.0 está finalmente aqui como a versão mais avançada do software de virtualização amplamente utilizado que permite aos usuários executar vários sistemas operacionais em máquinas virtuais em hosts iguais ou diferentes.
Como esperado, esta é uma versão principal que adiciona novos recursos importantes ao aplicativo.
Os destaques do VirtualBox 6.0 incluem suporte para exportação de máquinas virtuais para infra-estrutura Oracle Cloud, HiDPI aprimorado e suporte a escala para monitores high-end, incluindo melhor detecção de monitores, suporte a configurações de alto-falante surround para usuários do Windows 10 Build 1809 e Hyper-V suporte em hosts do Windows para melhor desempenho.
O VirtualBox 6.0 também traz uma grande renovação para a interface do usuário, fornecendo aos usuários uma interface gráfica muito mais simples e intuitiva que os ajudará a configurar máquinas virtuais em poucos minutos, sem qualquer aborrecimento.
Isso inclui um novo gerenciador de arquivos que coloca os usuários no controle do sistema de arquivos guest para copiar facilmente os arquivos entre a máquina virtual e o sistema operacional do host.
Entre outras melhorias notáveis implementadas no VirtualBox 6.0, podemos mencionar o suporte para o kernel Linux 4.20 para hosts em Linux, suporte a gráficos 3D para convidados Windows, emulação de dispositivo gráfico 3D VMSVGA para Linux e convidados baseados em Solaris, suporte inicial para adições guest do macOS e um novo utilitário vboximg-mount para hosts macOS, para permitir que os usuários acessem o conteúdo de discos convidados no host.
O VirtualBox 6.0 também traz melhor gravação de áudio e vídeo, melhor suporte para anexar e desanexar conexões de desktop remoto, melhor emulação de porta serial, correções de rede e iSCSI, suporte para opções DHCP no VirtualBox Manager, melhorias de desempenho para pastas compartilhadas e suporte inicial a pastas compartilhadas Adições de convidado do OS/2 (alguém ainda lembra desse SO?).
Para saber mais sobre essa versão do Virtualbox, acesse o Changelog.
Como instalar ou atualizar o Virtualbox 6
Para instalar a versão mais recente do Virtualbox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux