E foi lançado o VirtualBox 6.1.6 com suporte para Kernel 5.6 e mais melhorias e correções. Confiras as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O VirtualBox é um software livre de virtualização desenvolvido inicialmente pela empresa Innotek e depois comprado pela Sun Microsystems, que posteriormente, foi comprada pela Oracle.
O VirtualBox 6.0 trouxe vários novos recursos e melhorias para o software de virtualização de código aberto e multiplataforma usado por milhões de usuários de computadores em todo o mundo para executar vários sistemas operacionais em seus PCs.
Agora, a Oracle lançou o VirtualBox 6.1.6 com suporte para Kernel 5.6 e muitas melhorias e correções.
Novidades do VirtualBox 6.1.6
O VirtualBox 6.1.6 é a primeira versão desse software de virtualização a suportar a série 5.6 do kernel Linux.
O kernel Linux 5.6 foi lançado no final de março de 2020, e foi o primeiro release a ser fornecido com a solução VPN WireGuard integrada, fornecendo conexões VPN de última geração em máquinas com Linux.
Além diss, o kernel 5.6 também adicionou suporte à implementação USB4, um novo driver térmico de resfriamento ocioso da CPU, suporte AMD Pollock, um novo sistema de arquivos Zonefs para dispositivos de bloco de zonas e suporte inicial para os alto-falantes inteligentes Amazon Echo.
E com o lançamento do primeiro point release chegando no início deste mês, a série de kernel Linux 5.6 ficou pronta para adoção em massa. Isso significa que as distribuições Linux começaram a enviá-lo em seus repositórios.
Com isso, se você estiver usando o VirtualBox, a boa notícia é que agora pode instalá-lo em uma distribuição Linux com o kernel 5.6 do Linux.
Além disso, com o VirtualBox 6.1.6, agora você pode instalar distribuições Linux baseadas no kernel 5.6 do Linux em qualquer host suportado, incluindo macOS e Windows.
Mas além do suporte ao kernel 5.6, o VirtualBox 6.1.6 também adiciona várias melhorias e atualizações aos elementos visuais na GUI, bem como uma melhor aceleração e renderização 2D e 3D.
Além de tudo isso, esta nova atualização melhora o desempenho e a estabilidade dos dispositivos USB, melhora o tratamento de erros de portas seriais, melhora as operações de controle de convidados e adiciona suporte a dados HTML e melhora a área de transferência compartilhada.
Por último, mas não menos importante, p o VirtualBox 6.1.6 também melhora o redimensionamento do monitor e o manuseio de vários monitores nos convidados X11 usando adaptadores gráficos VMSVGA.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox 6.1.6
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
- Como instalar o utilitário Pantheon Tweaks no Linux via Flatpak
- Como instalar o conjunto de ícones Suru no Linux
- Como instalar o incrível tema Mac OS X Leopard no Linux
- Como instalar o bonito tema OS X Mavericks no Linux