E foi lançado o VirtualBox 6.1.38 com suporte inicial para o Kernel 6, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.38, com suporte inicial para o kernel Linux 5.17, além de várias outras melhorias e correções de bugs.
Novidades do VirtualBox 6.1.38
O VirtualBox 6.1.38 vem apenas um mês e meio após o lançamento principal do VirtualBox 6.1.36, que introduziu suporte para as séries de kernel Linux 5.18 e Linux 5.19, suporte inicial para o próximo sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9.1, suporte inicial para Python 3.10, bem como melhor suporte para kernels Linux construídos usando o compilador Clang.
A grande novidade do VirtualBox 6.1.38 é que ele apresenta suporte inicial para o próximo kernel Linux 6.0.
Isso significa que os usuários poderão virtualizar distribuições GNU/Linux alimentadas pelo kernel Linux 6.0, quando será lançado oficialmente no final do outono americano (novembro), bem como instalar o VirtualBox em uma distribuição alimentada pelo Linux 6.0.
Enquanto o VirtualBox 6.1.36 introduziu o suporte inicial para o próximo sistema RHEL 9.1 da Red Hat, o lançamento do VirtualBox 6.1.38 traz correções adicionais para o kernel usado no Red Hat Enterprise Linux 9.1.
Também para sistemas Linux, o VirtualBox 6.1.38 atualiza o instalador Linux Host e Guest Additions para melhorar o mecanismo de verificação da presença do sistema systemd init na distribuição.
Entre outras mudanças, esta versão melhora a área de suporte de idioma nativo da GUI, adiciona suporte para exportar máquinas virtuais que contêm controladores Virtio-SCSI e melhora a área de arrastar e soltar para Windows Guest Additions.
No VirtualBox 6.1.38 também foi melhorada a funcionalidade de gravação interna, adicionando nomes mais determinísticos para arquivos gravados e substituindo arquivos .webm antigos, se presentes, e corrigindo uma regressão que poderia fazer com que o servidor COM (VBoxSVC) não iniciasse em determinadas circunstâncias.
Como você pode ver, este é um lançamento pequeno, mas abre caminho para novas e futuras tecnologias e sistemas.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.