E foi lançado o VirtualBox 6.1.36 com suporte inicial para o Kernel 5.19, e mais. Confira as novidades da atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.36, com suporte inicial para o kernel Linux 5.17, além de várias outras melhorias e correções de bugs.
Novidades do VirtualBox 6.1.36
Chegando cerca de quatro meses após o VirtualBox 6.1.34, o lançamento do VirtualBox 6.1.36 está aqui para apresentar o suporte inicial para a série de kernel Linux 5.18, bem como para o próximo kernel Linux 5.19. Isso significa que agora você poderá instalar distribuições GNU/Linux alimentadas por kernels Linux 5.18 ou 5.19 em uma máquina virtual ou instalar o VirtualBox em uma distribuição GNU/Linux que execute uma dessas ramificações do kernel.
Existem muitos outros benefícios para usuários Linux no VirtualBox 6.1.36, como suporte inicial para o próximo sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 9.1, suporte inicial para Python 3.10, melhor suporte para kernels Linux construídos usando o compilador Clang e suporte para definindo a tela principal via VBoxManage.
Além disso, os usuários do Linux agora poderão montar pastas compartilhadas se forem representadas como um link simbólico no sistema operacional do host.
O VirtualBox 6.1.36 também melhora o tempo de inicialização dos convidados virtuais, impedindo que os módulos do kernel sejam reconstruídos quando não for necessário.
Além disso, o VirtualBox 6.1.36 corrige vários problemas no Linux Guest Additions, incluindo manipulação de várias telas na configuração de gráficos VBoxVGA e VBoxSVGA, um vazamento de recursos X11 que ocorreu ao redimensionar telas de convidados, um vazamento de descritor de arquivo que ocorreu ao iniciar um processo usando guest controle, bem como controle de convidado executando processos como root.
Entre outras mudanças dignas de nota, o VirtualBox 6.1.36 corrige uma possível falha do kernel convidado do Linux que pode ocorrer ao configurar o Speculative Store Bypass para uma única VM vCPU, corrige um bug que afeta a interação do mouse com o seletor de arquivos nativo no ambiente de desktop KDE Plasma no armazenamento da caixa de diálogo de configurações da máquina virtual, melhora a gravação e corrige um problema quando dispositivos de armazenamento em massa USB virtuais ou unidades de DVD USB virtuais eram adicionados enquanto a máquina virtual não estava em execução.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Enquanto isso, você pode baixar o VirtualBox agora mesmo no site oficial da sua distribuição GNU/Linux favorita.
Ou
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.