E foi lançado o VirtualBox 6.1.20 com suporte para Linux Kernel 5.11 e mais. Confiras as novidades dessa atualização e veja como instalar.
Bastante popular, o VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.
Agora, a Oracle lançou uma atualização para seu software de virtualização de plataforma, o VirtualBox 6.1.20.
Novidades do VirtualBox 6.1.20
Após três meses em andamento, o VirtualBox 6.1.20 está aqui para apresentar o suporte para a melhor e mais recente série de kernel do Linux 5.11 para hosts e convidados.
Isso significa que agora você poderá instalar o VirtualBox em distribuições Linux com Linux kernel 5.11, bem como executar distribuições baseadas em Linux 5.11 em máquinas virtuais.
Além disso, esta versão melhora o suporte para o sistema operacional CentOS Stream, bem como para a próxima versão do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8.4, certificando-se de que o módulo do kernel foi construído corretamente e corrige a compilação do módulo vboxvideo para o Série de kernel Linux 5.10 LTS.
Obviamente, o VirtualBox 6.1.20 também inclui várias outras melhorias para tornar sua experiência de virtualização melhor e mais confiável.
Por exemplo, ele adiciona suporte para inicialização de nuvem para exportação OCI e criação de instância OCI, melhora a compatibilidade do driver e1000, permite a alteração dos anexos do adaptador de rede de uma máquina virtual salva com o comando modifyvm e adiciona várias correções e aprimoramentos de áudio.
Ele também resolve o desempenho extremamente fraco da máquina virtual, dependendo do tempo de certas ações, problemas de suspensão do sistema operacional convidado em certas circunstâncias quando o Hyper-V está presente, um erro de “Guru Meditation” (meditação do Guru) que ocorreu ao usar um hipervisor aninhado, bem como relatórios de status de link para adaptadores de rede “não conectados”.
Também corrigidas as verificações de GUI para regras de encaminhamento de porta para não rejeitar IPv6 com “Rede Nat”, uma falha de DHCP que ocorreu quando atribuições de endereço fixo estavam presentes, uma possível máquina virtual travada ao usar a porta serial no modo desconectado e problemas de interoperabilidade com v4l2loopback.
Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.
Como instalar ou atualizar o VirtualBox
Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux
Depois, não se esqueça de atualizar também o Oracle VM VirtualBox Extension Pack.