VirtualBox 6.1.2 lançado com suporte inicial ao Linux Kernel 5.5

E foi lançado oficialmente o VirtualBox 6.1.2 com suporte inicial ao Linux Kernel 5.5 e importantes melhorias. Confiras as novidades dessa atualização e veja como instalar.

VirtualBox é o software de virtualização x86 e AMD64/Intel64 da Oracle que pode ser usado por usuários empresariais e domésticos, e roda como hospedeiro em Windows, Linux, Macintosh e Solaris, suportando um grande número de sistemas operacionais convidados.

VirtualBox 6.1.2 lançado com suporte inicial ao Linux Kernel 5.5
VirtualBox 6.1.2 lançado com suporte inicial ao Linux Kernel 5.5

Além disso, o programa também é a única solução profissional de alto desempenho que está disponível gratuitamente como software de código aberto sob os termos da GNU General Public License (GPL) versão 2.

Agora, a Oracle lançou o VirtualBox 6.1.2 com muitas melhorias e correções.

Novidades do VirtualBox 6.1.2

O VirtualBox 6.1.2 chegou para adicionar um mês de novas correções de bugs e melhorias ao popular software de virtualização desenvolvido pela Oracle, adicionando suporte inicial à próxima série de kernel Linux 5.5, que deve chegar às ruas ainda este mês. Por enquanto, os Guest Additions não são suportados.

Para a plataforma Linux, o VirtualBox 6.1.2 também melhora o redimensionamento e o manuseio de vários monitores para máquinas virtuais usando VMSVGA em convidados Linux.

No entanto, a Oracle observa o fato de que o problema “não desative um monitor no meio” ainda está presente nesta versão e causa confusão para os usuários.

Para a plataforma Windows, o VirtualBox 6.1.2 adiciona novamente o utilitário vbox-img.exe no instalador do Windows, implementa decodificação de vídeo 2D acelerada quando a máquina virtual está configurada para usar o VBoxSVGA com 3D ativado, faz a atualização do driver do filtro do mouse mais confiável nos convidados do Windows e restaura os arquivos originais do Direct3D ao desinstalar as adições de convidados mais antigas.

Para todas as plataformas suportadas, esta versão adiciona suporte somente leitura para clusters compactados em imagens QCOW2, melhora o desempenho da pilha de armazenamento virtualizado virtio-scsi para KVM, melhora o manuseio de entrada de áudio ao usar VRDE e melhora o uso de discos criptografados com capturas instantâneas.

Vários bugs foram corrigidos na atualização do VirtualBox 6.1.2, incluindo uma falha que ocorreu na emulação HDA ​​ao usar configurações de vários alto-falantes, problema de desempenho com convidados do Windows XP em hosts AMD, bem como a atualização das informações de tempo de execução na interface gráfica do usuário para todas as plataformas.

Para usuários do BSD, o VirtualBox 6.1.2 torna o relatório do CPUID do IBRS/IBPB mais consistente, evitando uma falha do instalador do NetBSD 9.0 RC1.

Para saber mais sobre essa versão do VirtualBox, acesse o changelog oficial.

Como instalar ou atualizar o VirtualBox 6.1.2

Para instalar a versão mais recente do VirtualBox nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a versão mais recente do VirtualBox no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.